Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências estão informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Autores(as) não incluem seus dados de identificação no texto, cientes de que estes serão incluídos quando houver aprovação.
  • O texto submetido foi criado a partir do modelo (template) disponível para download na plataforma da revista (Diretrizes para autores - item I. Diagramação e informações do texto)

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES PARA O PREPARO E ENCAMINHAMENTO DE TEXTOS

 

MÁXIMO DE 3 AUTORES(AS) POR TEXTO

Ao menos um(a) autor(a) deve ser mestrando(a), mestre, doutorando(a), doutor(a) ou docente vinculado(a) a um ou mais programas de pós-graduação. A única exceção a essa regra é para a seção Peças curtas. 

 

I. Diagramação e informações do texto

Seguir a diagramação indicada no modelo disponível neste endereço:

https://drive.google.com/file/d/1zKEVQiwyl1AOBtpFutpxfnK17KNqo_Yi/view?usp=drive_link

 

II. Especificidades por gênero textual:

Artigos e Relatos: é obrigatório haver pelo menos três divisões referentes à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão. Essas divisões podem ter quaisquer subtítulos, desde que o conteúdo tenha relação com elas. Artigos - no mínimo 15 páginas, incluindo as referências; Relatos - até 15 páginas, incluindo as referências.

 

Durante o texto é essencial:

a) usar sistema autor-data;

b) inserir notas de rodapé apenas quando relevantes;

c) que citações com até três linhas fiquem entre aspas no próprio corpo do texto;

d) que citações com mais de três linhas sejam recuadas em 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 11;

e) que as Referências, apresentadas conforme as normas da ABNT, contenham apenas aquelas que constam no corpo do texto. Todos os hyperlinks devem ser removidos.

 

Ensaios: podem ser ou não divididos. O número de divisões fica a critério do(a) autor(a). Máximo de 15 páginas, incluindo as referências (se houver, pois não são obrigatórias).

 

Resenhas: sobre livros lançados há no máximo 2 anos, que tratam teoricamente sobre dramaturgia ou teatro, ou ainda lançamento (ou relançamento) de livro ou coleção com obra dramatúrgia. Recomenda-se texto entre 3 e 5 páginas.

 

Entrevistas: após breve texto de apresentação sobre o(a) entrevistado(a) e o(a) entrevistador(a), deve-se usar o formato de perguntas e respostas, usando as iniciais dos nomes das pessoas. Recomenda-se extensão máxima de 20 páginas de texto e, quando possível, a inserção de imagens autorizadas ilustrativas do conteúdo é bem-vinda. 

 

Traduções: após texto de apresentação, o texto original e a tradução devem seguir o formato: Rubricas em itálico; nomes dos personagens que precedem falas destacados em maiúsculas e seguidos de dois pontos. Não centralizar falas (mantê-las justificadas). Até 15 páginas, incluindo a apresentação sobre o texto original e a abordagem da tradução.

 

Peças curtas: após texto de apresentação, o texto original devem seguir o formato: Rubricas em itálico; nomes dos personagens que precedem falas destacados em maiúsculas e seguidos de dois pontos. Não centralizar falas (mantê-las justificadas). Máximo de 15 páginas, incluindo a apresentação sobre o texto original.

 

III. Inclusão de imagens

Se no trabalho houver a inclusão de imagens, no corpo do texto deverá ser anotado "INSERIR IMAGEM 1", "INSERIR IMAGEM 2" (usar destaque em cor) e assim por diante, de acordo com o número de imagens. Os arquivos contendo as imagens deverão ser submetidos na plataforma no campo Informação Suplementar com o título correspondente (por exemplo, IMAGEM 1, IMAGEM 2). 

 

Havendo dúvida em relação ao processo de submissão, encaminhar e-mail para revistadramaturgiaemfoco@gmail.com

Artigos

Política padrão de seção

Peças em domínio público

Publicação de peças curtas em domínio público, com apresentação de especialista na obra. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.