EXTRAMUROS - Revista de Extensão da Univasf, Vol. 4, No 2 (2016)

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CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARTICIPATIVA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

Cecilia Maria Resende Gonçalves de Carvalho, Jamilla Istefâne Nunes de Sousa, Sara Maria Sumbér da Silva, Ana Beatriz Gonçalves de Carvalho

Resumo


O propósito do artigo é analisar os resultados alcançados com as ações extensionistas decorrentes de práticas educativas interdisciplinares focadas nas questões de direitos humanos e cidadania. Desta forma, procurou-se despertar reflexões e discussões acerca da importância do direito à educação e dos direitos humanos. O trabalho foi desenvolvido na comunidade junto às crianças, adolescentes e suas respectivas famílias no decorrer de 2013. Procurou-se desenvolver uma metodologia participativa e de construção coletiva, pautada numa práxis libertadora e propulsora de empoderamento. Neste sentido, o projeto permitiu sensibilizar os participantes a ter consciência de seus atos e proporcionou uma atuação interdisciplinar junto ao público alvo. Além do impacto na população beneficiada, a experiência fortaleceu o processo de formação de graduandos e contribui para o desenvolvimento humano, político e social de todos os integrantes do projeto.

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