EXTRAMUROS - Revista de Extensão da Univasf, Vol. 4, No 2 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EXTENSÃO: POSSIBILIDADE E DESAFIOS – UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA DE EXTENSÃO “CURSINHO INGRESSA: EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO”, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA – UNILA

Danielle Michelle Moura de Araújo

Resumo


O artigo aqui resumido tem o propósito de refletir sobre a extensão universitária em instituições de ensino superior. O foco de análise incidirá sobre instituições recentemente criadas, especificamente a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.  Criada em 2008, essa instituição tem como missão promover a integração latino-americana. Para além da discussão, muitas vezes problemática, que o termo integração engendra em diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, há que se reconhecer que a integração confere à instituição uma identidade que muito pode norteá-la política e academicamente. Nesse contexto, a extensão universitária pode ter um lugar importante para os propósitos da universidade. Assim, o artigo se ocupa com refletir sobre os desafios e as possibilidades da extensão universitária num âmbito de integração multinacional. Essas reflexões começam com uma pesquisa bibliográfica sobre a extensão universitária no Brasil e com a prática do programa de extensão universitária intitulado “O Cursinho Ingressa: Educação e Integração”.

Texto Completo: PDF