EXTRAMUROS - Revista de Extensão da Univasf, Vol. 4, No 2 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PRODUÇÃO DE FRACASSO/SUCESSO E QUEIXAS ESCOLARES EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DO PIAUÍ

Fauston Negreiros, Mauro Sérgio Cruz Sousa Lima, Ellery Henrique Barros da Silva, Alciléia Rodrigues da Silva

Resumo


O trabalho resulta de pesquisas realizadas pelo Programa de Extensão Comunidade Manga e Sustentabilidade Pesqueira. Dessa forma, tem como escopo caracterizar a pratica de professores da rede pública da Comunidade Manga. Fizeram parte da pesquisa 05 (cinco) professores. Os dados coletados apontaram-se aspectos quanto as dificuldades encontradas no exercício do trabalho docente, o papel exercido pela escola, as concepções acerca da aprendizagem, as estratégias de avaliação quanto aos conteúdos e as metodologias de ensino utilizadas em sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa de aspecto qualitativo – descritiva. O material coletado foi submetido à técnica de análise temática da Hermenêutica de Profundidade seguindo suas três etapas: Análise Sócio-Histórica; Análise de Conteúdo; e (Re) Interpretação. Os resultados revelaram que mesmo os educadores encontrando certos obstáculos enquanto exercício de sua profissão, possuem professores comprometidos em desenvolver o seu trabalho, utilizando-se de estratégias didático metodológicas em favorecimento da aprendizagem do educando.


Texto Completo: PDF