A FORMAÇÃO E O ACOMPANHAMENTO TUTORIAIS POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Amanda Tolomelli Brescia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elaine Ribeiro da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • José Wilson da Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Tutoria, Educação a Distância, Acompanhamento tutorial, Formação de tutores

Resumo

O tutor é um ator que possui significativa relevância na Educação a Distância, justamente por ser responsável em garantir fortes interações entre tutor-aluno, aluno-conteúdo, aluno-aluno e aluno-professor, propiciando comunicações primordiais que contribuem no processo de construção de conhecimento. Nesse contexto, para que o tutor possa realizar suas atividades com maior efetividade, faz-se necessária a formação e acompanhamento adequados pelas instituições de ensino a distância. Esse artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica, nas bases de dados de teses e dissertação da Capes, no primeiro semestre de 2014, em que foram feitas buscas por assuntos referentes à tutoria, formação de tutores e acompanhamento tutorial. Ao final desse estudo, conclui-se que as instituições que oferecem cursos na modalidade de ensino a distância devem realizar um planejamento, formação e acompanhamento adequados das atividades do tutor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Tolomelli Brescia, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação (UFMG)

Elaine Ribeiro da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG)

José Wilson da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Ciências da Informação (UFMG)

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Informação (UFMG)

Downloads

Publicado

2015-04-13

Como Citar

Tolomelli Brescia, A., Ribeiro da Silva, E., Wilson da Costa, J., & Gorett Ribeiro Grossi, M. (2015). A FORMAÇÃO E O ACOMPANHAMENTO TUTORIAIS POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 5(7). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/139

Edição

Seção

Artigos