AS INFLUÊNCIAS DIGITAIS NA (DE)FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS NO SÉCULO XXI.

Autores

  • Renata Augusta Bollis UNIMEP

Palavras-chave:

Mídias digitais; Infância alienada; Pesquisa em Educação

Resumo

As mídias digitais contemporâneas  dominam a vida das crianças em seu cotidiano, as influencia, incutindo  o consumismo. Ocorre que a Indústria Cultural planeja seus conteúdos almejando as crianças e adolescentes como seu público alvo mais relevante, pois são os mais vulneráveis. Consequentemente, destina seus produtos ao consumo em massa, tornando-se tudo um negócio voltado ao lucro.  Neste trabalho usaremos o termo indústria cultural, que foi proposto por Adorno e Horkheimer, no livro Dialética do Esclarecimento, e publicada em 1947. Por fim, apresentamos a nossa pesquisa de campo com 25 crianças entre 6 a 11 anos, e com base na Teoria Crítica e na Psicanálise avaliamos as entrevistas. Os apontamentos também com margem na Teoria Crítica,  analisando o reflexo e impacto que a Indústria Cultural alude sobre elas. Entendemos que pesquisar acerca dessas influências das mídias eletrônicas sobre a formação da subjetividade infantil, é relevante para a área da Educação.

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Publicado

2019-03-10

Como Citar

Bollis, R. A. (2019). AS INFLUÊNCIAS DIGITAIS NA (DE)FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS NO SÉCULO XXI. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(18), 26–52. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/173

Edição

Seção

Artigos