O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ENQUANTO AÇÃO AFIRMATIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Autores

  • Danilo Moreira dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Luciana Duccini Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Ação Afirmativa, Vulnerabilidade Socioeconômica, Permanência, PAE-Univasf

Resumo

O Programa de Assistência Estudantil (PAE) é um programa governamental de alocação de recursos, sobretudo financeiros, a estudantes que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Na Univasf o PAE também objetiva o apoio à redução de vulnerabilidades simbólicas a que estudantes oriundos de grupos específicos estão historicamente submetidos, visando à promoção de uma permanência mais digna na Universidade para esses indivíduos. Neste artigo se apresenta uma análise sobre o PAE contextualizando o seu funcionamento enquanto ação afirmativa, ao promover a igualdade de oportunidades entre os estudantes e poder, assim, contribuir para a redução dos índices de evasão. Apresentando alguns dados gerais sobre a execução do PAE em 2010, toma-se como referência para aprofundamento das análises dois de seus benefícios disponibilizados aos estudantes naquele período, considerando principalmente o auxílio de Bolsa-permanência, Edital 01/2010. Além disso, expõe-se uma análise sobre o Programa de Bolsa-permanência do Ministério da Educação, outra ação implantada na Univasf a partir do ano de 2013 e que também tem como objetivo minimizar desigualdades sociais que acometem estudantes oriundos de setores socialmente fragilizados, indígenas e quilombolas.

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Biografia do Autor

Danilo Moreira dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Bacharel em Ciências Sociais

Luciana Duccini, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Ciências Sociais

Prof.ª Adjunto IV do Colegiado de Ciências Sociais – Univasf

Publicado

2018-04-11

Como Citar

dos Santos, D. M., & Duccini, L. (2018). O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ENQUANTO AÇÃO AFIRMATIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(15). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/176

Edição

Seção

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