PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA

INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO

  • Daniela Santos Silva
  • Thereza Christina da Cunha Lima Gama
  • Diego Felipe dos Santos Silva
  • Edivaldo Xavier da Silva Júnior
Palavras-chave: Educação, Contexto, Interação, Aprendizagem, Criança

Resumo

Os processos de ensino-aprendizagem na infância abordam múltiplos fenômenos, integrados a diversas áreas do conhecimento, configurados, assim, na vertente dos pressupostos da Psicopedagogia contextualizada. Desta forma, o objetivo deste estudo é discutir os processos de ensino-aprendizagem na infância, amparados pelos procedimentos psicopedagógicos contextualizados, com uma abordagem qualitativa, referendados por um excelente arcabouço de fontes de pesquisa sobre o nosso objeto de investigação, a exemplo de ANDRÉ (1995), ARIÉS (1981), BOSSA (1994; 2000) CORSARO (2011) DELEUZE & GUATTARI (2010), FREUD (1990), JUNG (2000), LACAN (1998), MARTINS (2004), MORIN (2002), PIAGET (2005), PONTES (2010), entre outros, os quais dialogam com a tese de que, para que haja sucesso nos processos de ensino-aprendizagem na infância, é necessário o equilíbrio das vicissitudes socioeducativas, desenvolvidas por categorizações de fatores expoentes, que se originam de uma conjugação educativa emancipatória, pautada na dicotomia sujeito-contexto, nas práticas interdisciplinares, postuladas em acepções contextualizadas, conduzidas por uma lógica dialética no enredo situacional, em conexão com aquilo que alimenta as relações de matrizes educativas vigentes.

Biografia do Autor

Daniela Santos Silva

Especialista em Psicopedagogia (UPE)

Thereza Christina da Cunha Lima Gama

Doutora em Educação em Ciências (UFRGS)

Diego Felipe dos Santos Silva

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS)

Edivaldo Xavier da Silva Júnior

Mestre em Educação em Ciências (UFRGS)

Publicado
2018-09-11
Como Citar
Silva, D. S., Lima Gama, T. C. da C., Silva, D. F. dos S., & da Silva Júnior, E. X. (2018). PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA. Revista De Educação Do Vale Do São Francisco, 8(15). Recuperado de http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177
Seção
Artigos