ACONSELHAMENTO DE CARREIRA COM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Autores

Palavras-chave:

Aconselhamento de Carreira, Formação do Psicólogo, Competência

Resumo

O aconselhamento de carreira se constitui uma importante ferramenta para ajudar pessoas em seus processos de escolha de campos de atuação e de metas de carreira. Diante disso, o objetivo geral deste estudo foi compreenderexperiências de estudantes de Psicologia que participaram de processos de aconselhamento de carreira, que envolvia de quatro a cinco sessões de até uma hora e meia cada, era conduzido por um professora e um trainee e possuía as seguintes etapas: entrevista por competência; aplicação do Inventário Fatorial de Personalidade; dinâmica de grupo com os aconselhandos; análise S.W.O.T. das forças e fraquezas do aconselhando e das oportunidades e ameaças do ambiente; e, ao final, a construção conjunta, entre conselheiro e aconselhando, de uma planilha de planejamento estratégico pessoal. A pesquisa foi protocolada sob o número 0010/140613, aprovada pelo Comitê de Ética e Deontologia em Pesquisas com Seres Humanos (CEDEP) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Usando a metodologia da hermenêutica-colaborativa, foi realizada entrevista individual aberta com pergunta disparadora com quinze colaboradores, buscando-se sentidos atribuídos em comum por eles à experiência investigada. O procedimento de análise envolveu cinco passos: leitura integral de cada entrevista; encontro com as unidades de significado; presentificação do sentido da experiência para cada colaborador; envio da análise individual preliminar; síntese final dos significados em comum para todos os colaboradores entrevistados. Os resultados apontaram: ampliação da consciência de si; produção de novos modos de subjetivação; desenvolvimento da liderança, autocuidado, segurança, responsabilidade, pontualidade, habilidades interpessoais e escuta, como capacidade interpretativa de processos clínicos. Concluiu-se, principalmente, que este estudo serve como fonte de indicadores de como uma prática clínica em Psicologia Organizacional e do Trabalho pode se inserir no contexto da educação superior, como também faz repensar a formação em cursos de Psicologia para além da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Macêdo, Univasf

Doutora em Psicologia Clínica. Docente do Colegiado de Psicologia, da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e do Programa de Pós Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDes) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Cristiane Alves Quirino, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Formada em Letras pela Universidade de São Paulo. Ex-graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Professora dos Colégios Motivo de Petrolina.

Downloads

Publicado

2019-05-12

Como Citar

Macêdo, S., & Quirino, C. A. (2019). ACONSELHAMENTO DE CARREIRA COM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 70–91. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/212

Edição

Seção

Artigos