FORMAÇÃO DE JOVENS PARA A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

UMA INTERCESSÃO ENTRE DIREITO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Marcelo Torres de Paula Centro Universitário Una
  • Maria Lucia Miranda Afonso Centro Universitário Una

Palavras-chave:

Juventude, Participação política, Educação em direitos humanos

Resumo

O presente artigo aponta para o surgimento do Estado Democrático de Direito como modelo de atuação estatal, onde a participação da sociedade é preponderante na formulação das políticas públicas. Delimitando o campo de investigação à participação da juventude, torna-se necessário promover uma formação dos jovens sobre o conteúdo e amplitude dos direitos humanos/fundamentais, bem como do sistema político brasileiro. Torna-se igualmente importante compreender como tem se efetivado a participação política da juventude na atualidade, de forma a compreender a visão dos jovens sobre o tema e ampliar o leque de possibilidades de participação, sem, contudo, desconsiderar a importância dos mecanismos participativos tradicionais. Por fim, defende-se que a educação em direitos humanos incorpore os conteúdos dos direitos fundamentais e do sistema político, especialmente porque os jovens de 16 anos já se encontram diante da possibilidade do voto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Torres de Paula, Centro Universitário Una

Advogado. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA-BH)

Maria Lucia Miranda Afonso, Centro Universitário Una

Doutora em Educação. Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA-BH)

 

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

de Paula, M. T., & Miranda Afonso, M. L. (2018). FORMAÇÃO DE JOVENS PARA A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA: UMA INTERCESSÃO ENTRE DIREITO E EDUCAÇÃO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(16). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/243

Edição

Seção

Artigos