RADIAÇÕES SOLARES E O CURRÍCULO ESCOLAR

UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Autores

  • Peterson Fernando Kepps da Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Lavínia Schwantes Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Currículo escolar, Conteúdos programáticos, Radiações solares, Ensino de Ciências e Biologia

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar e analisar como está posta a lista de conteúdos programáticos de seis escolas públicas da rede básica de ensino do município do Rio Grande – RS; levando em consideração a importância da temática das radiações solares neste ambiente. Para tanto, analisamos a lista das disciplinas de ciências e biologia de seis escolas públicas da rede básica de ensino do município de Rio Grande – RS, tendo em vista que a referida cidade figura entre os municípios do Brasil com maior número de casos de câncer da pele. A metodologia utilizada foi a coleta das listas de conteúdos dessas seis escolas públicas. A análise permitiu-nos perceber que as escolas investigadas percebem o currículo como lista de conteúdos programáticos, ou seja, uma perspectiva tradicional de currículo; e que a temática das radiações solares está presente em apenas uma das seis listas/escolas investigadas.

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Biografia do Autor

Peterson Fernando Kepps da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Educação em Ciências pela FURG

Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências pela FURG

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Publicado

2018-09-10

Como Citar

Kepps da Silva, P. F., & Schwantes, L. (2018). RADIAÇÕES SOLARES E O CURRÍCULO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(16). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/283

Edição

Seção

Artigos