O PROCESSO DE ENSINO DO TEMA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS ESCOLAS

UM OLHAR PELO DISCURSO DOCENTE

Autores

  • Rafaele Potrich Universidade de Passo Fundo
  • Daniela Siqueira Colet Universidade de Passo Fundo
  • Denize Grzybovski Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Sustentabilidade ambiental, Educação ambiental, Processo de ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever o processo de ensino do tema sustentabilidade ambiental nas escolas no Estado do Rio Grande do Sul. Especificamente, foram investigados os elementos conceituais no discurso dos docentes, que envolvem o ensino da sustentabilidade e suas práticas na perspectiva do processo. Os fundamentos teóricos utilizados foram da sustentabilidade e educação ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa dos dados, cuja estratégia de pesquisa baseou-se no estudo multicascos. O espaço da pesquisa constituiu-se de escolas de educação infantil, fundamental, médio e politécnico na região norte do Estado do Rio Grande do Sul, sendo que os coordenadores pedagógicos foram elencados como participantes da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e analisados pela técnica análise de conteúdo. Os resultados indicam que os docentes não desenvolvem nos alunos uma consciência ambiental, pois tal tema ganha importância nos espaços acadêmicos somente em datas comemorativas. Percebe-se que as práticas e metodologias que os docentes descrevem para o desenvolvimento da consciência ambiental nos discentes, não contribui efetivamente para o processo de ensino do tema sustentabilidade. Conclui-se que o processo ensino sobre o tema sustentabilidade desenvolvido nas escolas investigadas é limitado à percepção ambiental dos coordenadores pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaele Potrich, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Administração - UPF

Daniela Siqueira Colet, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Administração - UPF

Denize Grzybovski, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Administração (UFLA)

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm / UPF)

Professora titular no curso de graduação em Administração (UPF)

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Potrich, R., Siqueira Colet, D., & Grzybovski, D. (2018). O PROCESSO DE ENSINO DO TEMA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS ESCOLAS: UM OLHAR PELO DISCURSO DOCENTE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(16). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/284

Edição

Seção

Artigos