REFLEXÕES SOBRE A IMPLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM

Autores

  • Shirley Cristina Guimarães da Silva Rios Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Fernanda Roda S. A. Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Avaliação, Ação Pedagógica, Professor

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender a avaliação do ensino aprendizagem como embasamento para o desenvolvimento do processo educativo. Apresenta questões relacionadas à teoria e práticas de avaliação educacional, abordando suas definições conceituais, funções, dimensões e finalidades. Discute os tipos e instrumentos de avaliação mais utilizados pelos professores e como se desenvolvem na prática curricular. Propõe uma reflexão através da pesquisa, percepção e análise crítica, mostrando aspectos relevantes da ação pedagógica, por meio de um referencial que possibilite a construção de um novo olhar para os modos de avaliar. Nesse contexto, espera-se que a avaliação seja usada sempre para melhorar, nunca para eliminar, selecionar ou segregar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Cristina Guimarães da Silva Rios, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialização em Docência em Biologia – UNIVASF

Fernanda Roda S. A. Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Administração (UFPE)

Professora da UNIVASF

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Rios, S. C. G. da S., & Cassundé, F. R. S. A. (2016). REFLEXÕES SOBRE A IMPLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(11). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/40

Edição

Seção

Artigos