HOMOFOBIA, PSICOLOGIA E CONDIÇÕES DE SUBALTERNIDADE

preconceito e tentativa de inclusão

  • Renan Antonio Silva UNESP
  • Luci Regina Muzzeti UFSCAR
Palavras-chave: Homofobia, Inclusão, Educação

Resumo

O objetivo deste texto é demonstrar o estado do conhecimento sobre a inclusão da população LGBTTTI nas sociedades ocidentais, dentre as quais, a brasileira. Recorre-se à literatura nacional e internacional para esta discussão que tem como conceito central a homofobia e como foco estratégico, a análise dos impactos (negativos) com tal ação discriminadora. A busca pelo respeito e pela dignidade homossexual passa pela criação de leis, movimentos e manifestos populares, pois a aceitação do "diferente" é o principal fator para a efetivação de garantias de direitos desse segmento social.

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Biografia do Autor

Renan Antonio Silva, UNESP

Doutor em Educação Escolar (UNESP)

Luci Regina Muzzeti, UFSCAR

Dra. Educação (UFSCAR)

Publicado
2019-03-26
Como Citar
Silva, R., & Muzzeti, L. (2019). HOMOFOBIA, PSICOLOGIA E CONDIÇÕES DE SUBALTERNIDADE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(18), 53-70. Recuperado de http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/441
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO Inclusão escolar: políticas públicas, demandas e sua efetivação