INCLUSÃO PROFISSIONAL DE JOVENS APRENDIZES A PARTIR DE UMA EMPRESA JÚNIOR

  • Celi Langhi CEETEPS
  • Helena Germignani Peterossi CEETEPS
  • Sirlei Rodrigues do Nascimento CEETEPS
Palavras-chave: Inclusão profissional., Aprendizagem significativa., Empresa Júnior.

Resumo

A implantação de propostas pedagógicas baseadas em projetos compatíveis com a realidade atual, onde a criatividade e inovação sejam aguçadas, pode ser uma das estratégias para promover a inclusão profissional de jovens aprendizes de forma que ingressem em carreiras profissionais de forma assertiva, conforme suas vocações. Este artigo propõe um estudo de caso sobre a implantação de uma Empresa Júnior num curso técnico integrado ao ensino médio, em uma escola pública localizada no Estado de São Paulo. Os resultados indicaram que a partir da participação em diversos projetos da Empresa Junior, os alunos se sentiram melhor preparados para ingressarem no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Langhi, CEETEPS

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) Professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional (CEETEPS)

Helena Germignani Peterossi, CEETEPS

Doutora em Metodologia do Ensino (UNICAMP)

Professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional (CEETEPS)

Sirlei Rodrigues do Nascimento, CEETEPS

Mestranda em Educação Profissional (CEETEPS). Professora (CEETEPS)

Publicado
2019-03-27
Como Citar
Langhi, C., Peterossi, H. G., & Nascimento, S. R. do. (2019). INCLUSÃO PROFISSIONAL DE JOVENS APRENDIZES A PARTIR DE UMA EMPRESA JÚNIOR. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(18), 71-85. Recuperado de http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/442
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO Inclusão escolar: políticas públicas, demandas e sua efetivação