INCLUSÃO EDUCACIONAL

DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES

  • Rosália Maria Netto Prados CEETEPS
  • Carlos Vital Giordano CEETEPS
  • Débora Bernardi Gradjean-Thomsen UMC
Palavras-chave: Discursos Político-Educacionais;, Educação Especial;, Inclusão Educacional

Resumo

Neste artigo propõe-se uma discussão sobre os discursos político-educacionais de inclusão para uma análise do trabalho desenvolvido em classes hospitalares, em que se caracteriza o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, na circunstância de internação, na circunstância do atendimento em hospital ou atendimento pedagógico domiciliar.Nesse contexto, o acompanhamento pedagógico é considerado como uma estratégia de intervenção que auxilia alunos com demandas específicas no âmbito da aprendizagem, frente a situações adversas, mediante um planejamento individualizado, a fim de se identificar caminhos de aprendizagem para cada sujeito. Esta pesquisa teve como objetivos, descrever o histórico das políticas educacionais de inclusão; abordar as formas de suporte educacional oferecidas em classes hospitalares e em atendimentos pedagógicos domiciliares. O método, de abordagem qualitativa, constituiu-se de entrevista semiestruturada a professores e gestores dessa modalidade educacional. Verifica-se que a organização das classes hospitalares e dos atendimentos pedagógicos domiciliares, em conexão com as escolas regulares, torna-se essencial quando se entende que o aluno-paciente é um ser individual, livre, ativo e social, exposto a uma situação adversa, que necessita estar amparado por profissionais capacitados para conseguir prosseguir com seu processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rosália Maria Netto Prados, CEETEPS

Doutora em Semiótica e Linguística Geral (USP)

Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS)

Carlos Vital Giordano, CEETEPS

Doutor em Sociologia (PUC-SP)

Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS)

Débora Bernardi Gradjean-Thomsen, UMC

Mestre em Políticas Públicas (UMC)

 

Publicado
2019-03-27
Como Citar
Prados, R. M. N., Giordano, C. V., & Gradjean-Thomsen, D. B. (2019). INCLUSÃO EDUCACIONAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(18), 103-122. Recuperado de http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/444
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO Inclusão escolar: políticas públicas, demandas e sua efetivação