DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

  • Anna Karoline Pinto Guimarães Pedagoga (UNIFAP)
  • Dinali Carneiro de Oliveira Pedagoga (UNIFAP)
  • Luzinete Soares Monteiro Pedagoga (UNIFAP)
  • Arthane Menezes Figueirêdo Professora da UNIFAP
  • Ronaldo Manassés Rodrigues Campos Professor da UNIFAP
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Educação Matemática, Alunos surdos, Anos Iniciais do Ensino Fundamental., Teoria Sócio-Histórica.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar quais são os desafios e possibilidades percebidos no trabalho dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) em relação às aulas de Matemática para alunos surdos, frente aos princípios da teoria sócio histórica. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa,com a utilizaçãodométododialético.Para tanto, foram realizadas observações nas aulas de Matemática da professora do ensino regular, durante aproximadamente duas semanas ou o correspondente a cinco (5) momentos de aula. Posteriormente, foi feita uma entrevista com a professora do ensino regular e com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Paraaanálisedosdados,asinformações foram subsidiadas pela Teoria Sócio-Histórica, por meio dos estudos deVigotski e seus seguidores. Dentre os resultados obtidos, constata-se a ausência do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por parte dos docentes, carência de recursos visuais, formação continuada para os professores, bem como a inexistência do intérprete como imperativos para que os alunos não sejam atendidos de forma adequada às suas necessidades. Concluiu-se que, a inclusão de alunos surdos no ensino regular ainda enfrenta muitas dificuldades, que se relacionam à limitada comunicação entre professores e aluno e entre alunos e alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthane Menezes Figueirêdo, Professora da UNIFAP

Doutora em Educação (UFU)

Ronaldo Manassés Rodrigues Campos, Professor da UNIFAP

Doutor em Sociologia (UECE)

Publicado
2019-04-01
Como Citar
Guimarães, A. K., Oliveira, D., Monteiro, L., Figueirêdo, A., & Campos, R. (2019). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(18), 172-194. Recuperado de http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/459
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO Inclusão escolar: políticas públicas, demandas e sua efetivação