INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM MOBILIDADE REDUZIDA NA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO – BA

Autores

  • Rilson José da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Lílian Filadelfa Lima dos Santos Faculdade São Francisco de Juazeiro – FASJ
  • Débora Maíra Messias Leal do Nascimento Faculdade São Francisco de Juazeiro – FASJ
  • Thiago Magalhães Amaral Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Jorge Messias Leal do Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação, Políticas Públicas, Necessidade

Resumo

Acessibilidade é a condição para utilização dos espaços públicos ou privados com segurança e autonomia. Nesse sentido, a verificação deste direito assistido aos estudantes com mobilidade reduzida torna-se necessária, pois ambientes físicos escolares como todo o corpo docente precisam estar preparados para atender aos discentes com tais limitações. Objetivou-se com este estudo investigar e identificar a acessibilidade de estudantes com mobilidade reduzida na rede educacional do município de Paulo Afonso – BA. Foram realizadas pesquisas descritivas - exploratórias por meio de aplicações de questionários semiestruturados aos gestores ou responsáveis pelas 16 escolas e/ou colégios de maior porte do município de Paulo Afonso-BA. Além disso, realizou-se observação sistemática do espaço físico escolar para uma melhor interpretação dos resultados. Constatou-se que, de modo geral, os investimentos nas infraestruturas físicas internas e externas das escolas são relativamente baixos. Por outro lado, existe à formação e incentivo de programas fomentando a Educação Especial. Conclui-se que, a rede educacional do município de Paulo Afonso-BA necessita do fomento a políticas públicas educacionais especiais, fiscalização nos âmbitos escolares e valorização da diversidade de pessoal, em especial, aos que apresentam mobilidade reduzida.

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Biografia do Autor

Rilson José da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Estudante da Especialização em Gestão Pública Municipal

Lílian Filadelfa Lima dos Santos, Faculdade São Francisco de Juazeiro – FASJ

Estudante da Graduação em Administração

Débora Maíra Messias Leal do Nascimento, Faculdade São Francisco de Juazeiro – FASJ

Estudante da Graduação em Administração

Thiago Magalhães Amaral, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor de Engenharia de Produção

Jorge Messias Leal do Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor  da especialização  em Gestão Pública Municipal

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Publicado

2016-06-13

Como Citar

Silva, R. J. da, Santos, L. F. L. dos, Nascimento, D. M. M. L. do, Amaral, T. M., & Nascimento, J. M. L. do. (2016). INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM MOBILIDADE REDUZIDA NA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO – BA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(10). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/51

Edição

Seção

Artigos