OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE AGRONOMIA E SUA INTERAÇÃO COM A POLÍTICA NACIONAL DE ATER

  • Jazon Ferreira Primo Junior Prefeitura Municipal de Irecê-BA
  • Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira Univasf
  • Marcia Bento Moreira Univasf
Palavras-chave: Extensão Rural, Universidade, PNATER, Currículo

Resumo

A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural constituiu-se, nos últimos anos, como uma ferramenta primordial para o desenvolvimento das atividades rurais voltadas para a agricultura familiar. A sua construção a partir de um processo participativo pelas diversas esferas sociais, fez dela um instrumento legítimo para as ações de assistência técnica e extensão rural promovidas pelo Estado brasileiro. Essa pesquisa teve como objetivo, analisar a interação dos currículos dos cursos de agronomia da UFRB, Univasf, UEFS e UNEB (Juazeiro) com a PNATER. A análise documental se deu a partir dos Projetos Pedagógico dos Cursos (PPC) nos itens Princípios, Perfil do Egresso e Matriz Curricular, assim como os Princípios, Objetivos e Público beneficiário da lei 12.188/2010 - Lei de Ater. A integração dos currículos dos cursos de agronomia das universidades pesquisadas se dá em níveis diferentes com a PNATER, sendo o desenvolvimento sustentável e a agroecologia contemplados em todos os PPC dos cursos pesquisados. O nível de interação diferiu pela quantidade de disciplinas e o detalhamento dessas com as temáticas da PNATER. Nesse sentido o PPC do curso de agronomia da UEFS se destacou de modo diferenciada no detalhamento de disciplinas que abordam de maneira específica a maioria dos temas da PNATER.

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Biografia do Autor

Jazon Ferreira Primo Junior, Prefeitura Municipal de Irecê-BA

Mestre em Extensão Rural

Prefeitura Municipal de Irecê-BA

Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, Univasf

Doutora em Desenvolvimento Sócioambiental

Universidade Federal do vale do São Francisco

Marcia Bento Moreira, Univasf

Doutora em Medicina Veterinária

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Publicado
2019-06-15
Como Citar
Primo Junior, J., Oliveira, L. M., & Moreira, M. (2019). OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE AGRONOMIA E SUA INTERAÇÃO COM A POLÍTICA NACIONAL DE ATER. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 171-200. Recuperado de http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/516
Seção
Artigos