AÇÕES AFIRMATIVAS E ENSINO SUPERIOR

A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÕES DE CARÁTER AFIRMATIVO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Autores

  • Danilo Moreira dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Luciana Duccini Univasf

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Ensino Superior, UNIVASF

Resumo

Este texto é parte dos resultados de atividades desenvolvidas mediante Estágio Curricular realizado junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) da UNIVASF. Visa apresentar resultados de pesquisa que investigou a introdução de ações afirmativas no âmbito desta instituição federal de ensino superior. Alargando-se as discussões sobre o tema, busca-se destacar que as ações afirmativas vão além das cotas sociais e étnico-raciais para ingresso no ensino superior, podendo apoiar os estudantes em vários campos. Nas etapas da pesquisa foram realizados revisão de bibliografia e de leis sobre programas e ações afirmativas, pesquisa documental, observações e conversas informais com alguns profissionais da Universidade. Com base na exposição e na descrição de ações implementadas até o começo do ano de 2015, verifica-se um cenário favorável na Universidade no que se refere à adoção de planos e medidas de promoção da igualdade e de valorização cultural, sendo que no desenvolvimento de algumas dessas ações afirmativas tem-se como fator positivo o engajamento de muitos atores internos à Instituição.

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Biografia do Autor

Danilo Moreira dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Bacharel em Ciências Sociais

Luciana Duccini, Univasf

Doutora em Ciências Sociais

Prof.ª Adjunto IV do Colegiado de Ciências Sociais - Univasf

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Publicado

2016-06-13

Como Citar

Santos, D. M. dos, & Duccini, L. (2016). AÇÕES AFIRMATIVAS E ENSINO SUPERIOR: A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÕES DE CARÁTER AFIRMATIVO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(10). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/52

Edição

Seção

Artigos