Apresentação do Dossiê

  • Ramon Missias Moreira Univasf
Palavras-chave: Educacão, Representação Social, Psicologia

Resumo

O objetivo central desse Dossiê composto por 09 artigos é disseminar investigações e estudos que tenham a Teoria das Representações Sociais (TRS) como âncora para o desenvolvimento das pesquisas na interface interdisciplinar da Educação. Como está sendo apresentado uma grande diversidade de propostas isso nos demonstra a vivacidade do tema e sua consistente utilidade para abordagens qualitativas nas ciências humanas e sociais. Representações Sociais é uma expressão filosófica que traduz a apreensão específica e particular de determinado fenômeno que, pela sua estrutura sólida dentro de uma dada cultura, reverbera nas práticas e nos comportamentos que se reproduzem de maneira inteiramente naturalizada. Colocando de uma outra forma, as representações são as elucubrações mentais socialmente construídas, a partir da relação dinâmica estabelecida entre a prática social e a atividade psíquica de uma pessoa. É nesse contexto que tem sido essencial desenvolver estudos no campo da Educação com suporte da TRS porque colabora na explicação e compreensão de fatos educativos específicos que surgem nos processos presentes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Missias Moreira, Univasf

Prof. Dr. Ramon Missias-Moreira
Professor Permanente do PPG em Psicologia
Editor chefe da Revista Extramuros
Pesquisador da Rede Internacional de Pesquisas sobre Representações Sociais em Saúde - RIPRES
https://www.esesjd.uevora.pt/ripres/membros_constituintes
Pesquisador Associado da European International Joint Ph.D. in Social Representation and Communication
http://www.europhd.net/authors/ramon-missias-moreira
https://www.researchgate.net/profile/Ramon_Missias-Moreira
https://scholar.google.com.br/citations?user=GQCsmIgAAAAJ&hl=pt-BR

Publicado
2019-08-06
Como Citar
Moreira, R. M. (2019). Apresentação do Dossiê. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19). Recuperado de http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/545
Seção
Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade