AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAH

  • Andréia Alves Moura Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa
  • Heleno Pereira Nunes Serra Talhada-PE
Palavras-chave: TDAH., Representações Sociais. Enfrentamento.

Resumo

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição comportamental caracterizada por um padrão persistente de hiperatividade, desatenção e impulsividade. Tendo em vista a complexidade do quadro e sua relação direta com o processo de escolarização, o conhecimento do TDAH entre professores é fundamental para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem e das dificuldades associadas a ele. Esta pesquisa busca compreender as Representações sociais (RS) dos professores do primeiro ano do ensino fundamental do município de São José do Belmonte sobre TDAH, no sentido de minimizar seus impactos em níveis individuais e coletivos. Esta pesquisa nos possibilitou discorrer sobre a importância da inserção de novas especialidades no âmbito educacional, entre elas o profissional de psicologia. Foram entrevistadas 15 professoras da rede municipal de São José do Belmonte-PE que aceitaram participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram coletados em novembro de 2014 através da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), visando emergir associações relativas à opinião dos professores diante das seguintes questões: Atenção é...; Hiperatividade é...; Déficit é...; Transtorno é... Os dados foram examinados com base no software EVOC, organizados de acordo com a técnica dos quatro quadrantes de Vergès e analisados por meio da Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric (2003). Muitos professores admitem ter limitações para atuar com crianças com o TDAH por não ter conhecimento teórico suficiente para discorrer com propriedade sobre o assunto, no entanto, a prática lhe permite adaptar sua metodologia às necessidades do dia a dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Alves Moura , Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa

Psicóloga, Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa, Especializando em Terapia Cognitiva Comportamental pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa. São José do Belmonte-PE

Heleno Pereira Nunes , Serra Talhada-PE

Especialista em Desenvolvimento Infantil - Universidade Vale do São Francisco – 2018

Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2009 - 2012). Especialista em Psicologia Clínica de Orientação Psicanalítica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP (2009 -2010)

Serra Talhada-PE

Publicado
2019-08-06
Como Citar
Alves Moura , A., & Pereira Nunes , H. (2019). AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAH. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 298-313. Recuperado de http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/547
Seção
Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade