O DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA NA CIDADE PAULISTA – PE

  • Erivan José dos Santos UPE
  • Rejane Dias da Silva UFPE
Palavras-chave: Teoria das Representações Sociais, Educação, Escola de Referência

Resumo

Com suporte na Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici neste ensaio nos propusemos a apresentar como objetivo precípuo desta investigação e com o fito de lançarmos luzes, além de buscar aprofundar no âmbito acadêmico a discussão a respeito da representação social da educação no âmbito de uma escola de referência objeto deste estudo, em consonância com a realidade social na qual ela se encontra inserida, unindo-se o campo teórico ao campo empírico, tomando-se por base o objeto social que é percebido/construído por um grupo e que de igual modo contribui para revelar/velar a construção identitária desse grupo. Assim, utilizou-se como procedimento básico para levar a cabo este estudo a interrogação direta dos sujeitos pesquisados por meio da aplicação de questionários de associação livre. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, qualiquantitativa, cuja técnica empregada foi a de associação livre de palavras, de modo que as principais descobertas e/ou resultados confluíram para abarcar a prevalência da dimensão pedagógica, a qual se sobrepôs às demais dimensões, concluí-se, portanto, que o presente estudo se mostrou assaz relevante para dar um norte, a fim de prestigiar e incentivar o desenvolvimento de pesquisas que possam trazer um maior nível de aprofundamento desta instigante temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivan José dos Santos, UPE

Mestre em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Advogado e Professor de Língua Portuguesa

Rejane Dias da Silva, UFPE
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE

Publicado
2019-08-06
Como Citar
dos Santos, E. J., & Dias da Silva, R. (2019). O DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA NA CIDADE PAULISTA – PE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 314-329. Recuperado de http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/548
Seção
Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade