A REPRESENTAÇÃO DA FELICIDADE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

  • José Benedito de Almeida Júnior Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Felicidade, Sociedade, Autoconhecimento, Vida autêntica

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a representação da felicidade na sociedade contemporânea. Na introdução, identifica no status social a principal motivação da felicidade, no entanto, mais do que atingir o status em si, a imagem que ele projeta é o verdadeiro motivo. Assim, o status social está diretamente ligado à capacidade de consumo, por isso, a propaganda de serviços e bens explora ao máximo esta ansiedade. Desta forma, a representação da felicidade como status e capacidade de consumo gera o efeito de um adoecimento psíquico coletivo, como se tem observado em nossa sociedade com doenças psicológicas que se tornaram epidêmicas. Na primeira parte, demonstra que as sociedades grega e romana, pela visão dos filósofos, também apresentava este problema e isto resultava num fenômeno semelhante ao descrito acima. Na segunda parte, demonstra que nossa sociedade tem pouca autoconsciência de suas ilusões, por isso, utilizamos o olhar alheio para compreendermos a origem deste adoecimento psíquico coletivo. Por fim, na terceira parte, ainda com a ajuda dos filósofos, especialmente Cícero e Sêneca, demonstra que o autoconhecimento é o melhor meio de defesa contra esta pressão pelo status e pelo consumo, para tanto, formula o conceito de vida autêntica considerando-a como um processo dinâmico de autoconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Benedito de Almeida Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutor e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) Instituto e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Publicado
2019-08-06
Como Citar
de Almeida JúniorJ. B. (2019). A REPRESENTAÇÃO DA FELICIDADE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 386-403. Recuperado de http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/551
Seção
Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade