CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR

  • Vera Lúcia Chalegre de Freitas UPE
  • Natália Couto de Almeida UPE
Palavras-chave: Representações sociais, Avaliação de aprendizagem, Técnica de associação livre de palavras, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este estudo intenta mostrar os campos de representações sociais de avaliação de aprendizagem, a partir de uma pesquisa de campo com vinte estudantes concluintes do curso de licenciatura em ciências biológicas do agreste pernambucano. A investigação teve como aporte no campo de representação, dimensões e imagem, do pensamento moscoviciiano. E o entendimento luckesiiano sobre a avaliação da aprendizagem, no que concerne aos atos de examinar e avaliar. O estudo mostrou que os discentes revelaram dois campos de representação: Avaliação como ato de examinar representado por provas, notas, aprovações e reprovação; e avaliação como processo (avaliação formativa). Assim, os dados corroboram para o pensamento de que os estudantes estão incorporando à avaliação processual formativa, visando criticar o modelo de avaliação como ato de examinar por provas (notas). A pesquisa sinaliza para ampliação dos estudos sobre a avaliação da aprendizagem para os cursos das demais licenciaturas e de forma especial para as questões de avaliação quanto ao ato de examinar e ato de avaliar.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Chalegre de Freitas , UPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Docente Adjunta pela Universidade de Pernambuco-UPE- Campus Garanhuns

Natália Couto de Almeida , UPE

 

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na UPE- Garanhuns

Publicado
2019-08-06
Como Citar
Chalegre de Freitas , V. L., & Couto de Almeida , N. (2019). CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 423-446. Recuperado de http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553
Seção
Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade