IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL

Autores

  • Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mateus de Sousa Rodrigues Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Karyne Krysley Almeida Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Karen Oliveira Sandovetti Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ketlen Milena Moreira Duarte Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Thalia de Castro Figueiredo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Roberto Fábio Santana dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Metodologia, Educação em Saúde, Humanismo

Resumo

As diretrizes curriculares valorizam metodologias ativas de ensino-aprendizado e as humanidades na formação da identidade profissional em saúde. O objetivo deste artigo é descrever uma nova experiência educacional que utilizou conceitos do método qualitativo para o ensino/aprendizado do profissionalismo humanitário e do compromisso social. A disciplina optativa Comunicação em Saúde utiliza a plataforma Doc.Com.Brasil associada a arte e dramatizações. É ofertada semestralmente pelo curso de Medicina da Univasf para a área de saúde. A turma 2016.2, com 22 estudantes de medicina e 02 das Ciências Farmacêuticas foi questionada sobre a escolha da área de saúde. As respostas foram agrupadas conforme os núcleos de significância em categorias temáticas e temas. Os estudantes pesquisaram artigos e compartilharam seus achados. Uma nova metodologia de ensino-aprendizado que usou o percurso metodológico da pesquisa qualitativa para conduzir a aula. Analogicamente: 1) Questão disparadora da aula = questão norteadora de pesquisa, 2) Estudantes em círculo = grupos focais, 3) Respostas = entrevistas, 4) Organização em temas e categorias = resultado da pesquisa qualitativa, 5) Apresentação dos artigos = discussão. Emergiram três temas e respectivas categorias: 1- Cuidar das pessoas: contato com pessoas, sacerdócio, implicações do currículo oculto, heroísmo; 2 – Influências: sociedade, família, mídia e sonho da infância; 3 - Mercado de trabalho: inter-profissionalismo, estabilidade financeira e responsabilidade social. O feedback dos estudantes sobre o método utilizado foi positivo. Do ponto de vista docente, foi motivador. A metodologia contribui para consolidação das diretrizes curriculares e do profissionalismo humanitário.

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Biografia do Autor

Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente da disciplina Comunicação em Saúde - Univasf

Mateus de Sousa Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Estudante de Medicina da Univasf

Karyne Krysley Almeida Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Estudante de Medicina da Univasf  

Karen Oliveira Sandovetti, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Estudante de Medicina da Univasf  

Ketlen Milena Moreira Duarte, Universidade Federal do Vale do São Francisco

  Estudante de Medicina da Univasf

Thalia de Castro Figueiredo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Estudante de Medicina da Univasf

Roberto Fábio Santana dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Estudante de Medicina da Univasf

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Publicado

2016-06-14

Como Citar

Novaes, F. P. S. S., Rodrigues, M. de S., Coelho, K. K. A., Sandovetti, K. O., Duarte, K. M. M., Figueiredo, T. de C., & Santos, R. F. S. dos. (2016). IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(10). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/58

Edição

Seção

Relatos de Experiências

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