O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS

REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA

Autores

  • Glória Maria Pinto Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mateus Matiuzzi da Costa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Geida Maria Cavalcanti de Sousa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Khesia Kelly Cardoso Matos Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Professor, Ensino Médio, Relação professor-aluno, Biologia

Resumo

O estudo traz a idealização do aluno do Ensino Médio de escolas do campo acerca do professor de Biologia. São reflexões sobre conhecimento pedagógico, pessoal e relacional entre professor – aluno na sala de aula. A intenção foi contribuir com o pensamento científico sobre a prática profissional docente.  O objetivo é descrever o perfil do professor de Biologia, segundo o olhar dos alunos do Ensino médio das escolas no campo. O estudo é exploratório com uma abordagem quantitativa. Foram aplicados 166 questionários ao grupo de estudantes de 6 escolas públicas da área irrigada do Submédio São Francisco. O estudo revela que o aluno deseja um docente proativo, com sabedoria para lidar com situações diversas, além de considerar o fato de que ensinar não é apenas transmissão de conhecimentos, mas também um entrelaçamento de situações objetivando a formação de discentes críticos e atuantes, capazes de construir o conhecimento. As características pontuadas pelos discentes nesse estudo, envolve uma articulação entre diferentes características, contribuindo dessa forma, para a reflexão acerca da expansão da formação disciplinar do professor para o campo social e humanista. Dessa forma, os docentes que atuam na escola do campo precisam exercer sua prática de forma crítica e condizente com as necessidades curriculares dos sujeitos locais. A partir do perfil ideal de professor, segundo os estudantes, esperamos contribuir no fortalecimento das relações na sala de aula e tornar a disciplina de Biologia atraente, investigativa e presente nas questões do cotidiano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glória Maria Pinto Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutoranda em Educação em Ciências pela UFRGS

  • Mateus Matiuzzi da Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Biologia Celular e Molecular

  • Geida Maria Cavalcanti de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutora em Psicologia

  • Khesia Kelly Cardoso Matos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestra em Psicologia

Downloads

Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS: REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA. (2017). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(14). https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/64

Artigos Semelhantes

1-10 de 409

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.