PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II

UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO

Autores

  • Vânia Cristina Lasalvia Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Anderson Stevens Leônidas Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • José Antônio Aleixo da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, TIC na educação, Análise pedagógica das TIC

Resumo

Este artigo, que denominamos Parte II (análise pedagógica), é o complemento do artigo no qual realizamos uma análise não pedagógica do uso das TIC nas salas de aulas das escolas do Médio São Francisco pernambucano. Podemos, assim, começar a compreender, de forma concreta, dentro dessa primeira análise, a qual denominamos de projeto-piloto, o que está acontecendo nas escolas de Pernambuco, do ponto de vista do uso pedagógico das TIC, após a implantação do Programa Professor Conectado. A amostra para a construção desta pesquisa foi aleatória, pois utilizamos um questionário enviado através de correio eletrônico para todos os professores das escolas dessa região. Um dos propósitos desse piloto foi avaliar o instrumento e a forma de aplicação, que, percebemos, para uma maior eficácia, tem que ser realizada presencialmente. Conseguimos obter respostas interessantes no uso pedagógico, como, por exemplo, uma repetição do estilo de aula tradicional, mudando apenas o quadro pelo computador e data show. Enxergamos uma necessidade de capacitar os professores para resultados mais eficientes, assim como motivá-los mais e melhorar a infraestrutura das escolas, como também o uso de equipamentos mais modernos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Cristina Lasalvia, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina

Doutora em Educação em Ciências

Profa. Adjunta do Colegiado de Ciência da Computação da FACAPE

Anderson Stevens Leônidas Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

PhD em Física

Prof. Titular do DF/UFPE

José Antônio Aleixo da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

PhD em Biometria e Manejo Florestal

Prof. Titular do DCFL/UFRPE

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Lasalvia, V. C., Gomes, A. S. L., & Silva, J. A. A. da. (2017). PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(14). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/65

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)