PROJETO TAM TAM

POLÍTICAS EM SAÚDE MENTAL VIA LINGUAGENS ARTÍSTICAS

Autores

  • Luci Mendes de Melo Bonini Universidade de Mogi das Cruzes
  • Christian Cardim Dias Universidade de Ribeirão Preto
  • Francisco Carlos Franco Universidade de Mogi das Cruzes
  • Celi Langhi Centro Paula Souza
  • Renan Antonio da Silva Universidade de Mogi das Cruzes

Palavras-chave:

Políticas de Saúde, Luta Antimanicomial, Desinstitucionalização, Inclusão Social

Resumo

Estuda-se a política de desinstitucionalização de pacientes da Casa de Saúde Mental Anchieta, de Santos, na década de 90 e suas consequências ao longo de 30 anos. São objetivos deste trabalho: i) refletir acerca da reforma psiquiátrica no Brasil, de modo sintético e ii) descrever o processo de criação e implantação do trabalho de desinstitucionalização de doentes mentais com linguagens artísticas e midiáticas no Centro de Convivência TAM TAM que adveio a partir da intervenção na Casa Anchieta, antigo manicômio em Santos, São Paulo. Como método de pesquisa, utilizou-se o estudo de caso com base em documentos arquivados ao longo da vida do pesquisador e outros disponíveis no site da instituição e sua página na rede social. Os resultados obtidos revelam o evidente sucesso do Projeto TAM TAM nos seus objetivos em devolver a dignidade ao interno, promovendo a inclusão social com a utilização de diversas atividades culturais e artísticas, mesmo após 30 anos da intervenção. Conclui-se que a desospitalização de pacientes mentais e sua inclusão social pode trazer benefícios para a sociedade e para todos os envolvidos e que políticas públicas neste sentido podem ser duradouras se se investir vontade política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luci Mendes de Melo Bonini, Universidade de Mogi das Cruzes

Pós doutoranda na Universidade Júlio de Mesquita Filho. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (NCSA). Líder do GRUPPU - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), pesquisadora do Mestrado em Políticas Públicas na UMC e concentra pesquisas em políticas públicas, políticas culturais e dignidade da pessoa humana na cultura, na educação e nas organizações. Graduada em Letras (UBC) e especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português (UMC). Desenvolve materiais didáticos em formato digital para plataformas de educação a distância. Professora nos cursos em cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu. Pesquisadora-colaboradora no Mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia, do Instituto de Tecnologia de São Paulo, (IPT-USP).

Christian Cardim Dias, Universidade de Ribeirão Preto

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Possui graduação em publicidade propaganda e marketing pela Universidade Católica de Santos (1997). MBA em administração e marketing pela Universidade internacional de Curitiba (2012). Pós-graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Atualmente é professor titular - ESAMC Santos, professor titular da Universidade de Ribeirão Preto, professor - colégio Objetivo expressão, professor - colégio Anglo Portinari e professor pesquisador do Instituto Federal de São Paulo para a disciplina de Gestão de Marketing modalidade EAD

Francisco Carlos Franco, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutor e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, de São Paulo. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Políticas e no Curso de Pedagogia na Universidade de Mogi das Cruzes - UMC e professor de cursos de formação de professores na Universidade Braz Cubas - UBC. É autor e coautor de livros e artigos sobre educação e cultura em instituições de educação formal e não formal e sobre formação de professores.

Celi Langhi, Centro Paula Souza

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Caetano do Sul. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Professora da FATEC Ipiranga. Professora do MBA em Liderança e Gestão Organizacional da Franklin Covey Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas de Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa - projeto educação organizacional; e membro do Grupo de Pesquisa Gestão e Mudanças nas Organizações - projeto: Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

Renan Antonio da Silva, Universidade de Mogi das Cruzes

Pós - Doutor em Ciências Sociais (2019) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Doutor em Educação Escolar (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Araraquara). Realizou o Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Pesquisador Associado em dois projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Docente no Programa de Pós – Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Consultor da UNESO.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Mendes de Melo Bonini, L., Cardim Dias, C., Carlos Franco, F. ., Langhi, C. ., & da Silva, R. A. . (2019). PROJETO TAM TAM: POLÍTICAS EM SAÚDE MENTAL VIA LINGUAGENS ARTÍSTICAS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(20), 188–210. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/884

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)