Revista de Educação do Vale do São Francisco - REVASF, Vol. 7, No 12 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA

Adalvan Soares de Oliveira

Resumo


Este trabalho apresenta reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem e as contribuições da gestão escolar como um mecanismo importante no desenvolvimento de reflexões sobre esse processo, tendo em vista a qualidade do ensino e, consequentemente, a formação do aluno. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi realizar um estudo sobre o processo de avaliação do ensino-aprendizagem no IFNMG/campus Almenara, a partir de uma análise documental, cujos dados quantitativos foram obtidos na Secretaria de Registro do IFNMG. Por meio deles, analisou-se as fragilidades, as propostas e as tomadas de decisão sobre a realidade investigada. Assim, as informações encontradas revelam, de forma geral, ser necessário que a equipe gestora atente-se nos espaços onde atua, no sentido de melhorar as formas de compreensão e de novas práticas em torno da avaliação da aprendizagem, de modo que o aluno se sinta parte deste processo e o professor, por sua vez, seja um agente facilitador das ações de ensino.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Gestão escolar. Qualidade de ensino.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

INDEXADO EM: