Revista de Educação do Vale do São Francisco http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf <p align="justify">Veículo digital para o registro e o intercâmbio de pesquisas, reflexões e experiências acerca da educação, de uma forma ampla, contribuindo para o avanço e o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem.</p> <p align="justify">A&nbsp;Revista de Educação do Vale do São Francisco é um periódico quadrimestral, versão eletrônica, vinculada a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Publica artigos inéditos oriundos de pesquisas científicas e relatos de experiências, além de entrevistas e resenhas de livros.&nbsp;O objetivo principal é&nbsp;divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, em perspectiva interdisciplinar.</p> <p align="justify">A REVASF adota sistema <em>full time</em> para publicação. Isto significa dizer que o autor não precisa aguardar todos os artigos da edição ficarem prontos para a efetiva publicação, dando mais agilidade as publicações, além de intensificar os acessos a revista. A Revasf incorpora ainda o modelo <em>Ahead of print</em>, que é a publicação antecipada dos artigos aprovados pela Comissão Editorial (com revisões parciais), contribuindo mais rapidamente para a difusão das pesquisas.</p> <p align="justify">Revasf fortalece política de internacionalização (ver em "Notícias").</p> <p><strong>QUALIS/CAPES (2013 - 2016):</strong></p> <p>– Educação B3</p> <p>– Interdisciplinar B4</p> <p>- Medicina Veterinearia B5</p> <p>- Ciências Agrárias I - B5</p> <p>– Psicologia B4</p> <p>– InterdisciplinarB4</p> <p>– Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4</p> <p>– Materiais B5</p> <p align="justify"><strong>Lembramos que todos os artigos serão transferidas para este portal, por enquanto utilize o link a seguir para acessá-los:</strong></p> <p align="justify"><strong><a href="http://periodicos2.univasf.edu.br/index.php/revasf/" target="_blank" rel="noopener">(http://periodicos2.univasf.edu.br/index.php/revasf/)</a></strong></p> pt-BR <p>Lembramos que todos os artigos serão transferidas para este portal, utilize este link para acessá-los:</p> <p><a title="REVASF-antiga" href="http://periodicos2.univasf.edu.br/index.php/revasf/" target="_blank" rel="noopener">(http://periodicos2.univasf.edu.br/index.php/revasf/)</a></p> mribeiro27@gmail.com (Prof. Marcelo Silva de Souza Ribeiro) venancio.santana@gmail.com (Prof. Venâncio de Sant'Ana Tavares) Dom, 16 Set 2018 00:00:00 +0000 OJS 3.1.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA DISCUSSÃO COM FUTURAS PROFESSORAS http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/193 <p>Este artigo apresenta resultados de uma investigação que envolveu o tema pensamento algébrico com estudantes de um curso de Pedagogia de universidade do interior paulista. O objetivo da pesquisa foi discutir com futuros professores as possibilidades do trabalho com a Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma atividade que envolveu sequencia, generalização, percepção de regularidades, socialização das descobertas e construção da lógica de um pensamento algébrico por meio de noções de fluência e variável. O estudo é baseado numa perspectiva qualitativa e interpretativa, desenvolvida numa perspectiva narrativa que considera o processo vivenciado pela professora e pelas estudantes durante a formação. A questão investigativa assim configurou-se: em que medida as atividades com potencial para um trabalho com noções algébricas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental podem permitir a ressignificação das compreensões deste tema por futuras professoras? Os resultados indicaram que a atividade desenvolvida propiciou a compreensão de noções de sequência, generalização, relação e aproximação à linguagem matemática como aspectos fundamentais do processo de ensino com vistas ao desenvolvimento do pensamento algébrico.</p> Maria das Graças Santos Abreu, Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, Alessandra Rodrigues de Almeida ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/193 Seg, 08 Out 2018 00:00:00 +0000 Expediente http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/183 ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/183 Ter, 11 Set 2018 20:11:41 +0000 Edição Completa http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/184 ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/184 Ter, 11 Set 2018 19:54:56 +0000 RESENHA DO LIVRO “A BNCC NO CONTEXTO DA CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL” http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/182 Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/182 Ter, 11 Set 2018 19:42:33 +0000 EDUCAÇÃO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/181 <p><span style="font-weight: 400;">O processo educativo deve ser pautado em situações reais para a resolução de problemas reais, principalmente a educação em saúde. A partir do enfoque interdisciplinar, proporciona-se uma visão mais abrangente sobre a realidade, favorecendo as relações interpessoais e possibilitando trocas em diversas abordagens, permitindo a revisão de valores e a criação de novas formas de pensar o mundo, a ampliação da cooperação e a receptividade ao conhecimento partilhado. O objetivo do presente estudo é descrever a inter-relação entre os problemas ambientais e os de saúde pública, investigando o papel da interdisciplinaridade na educação em saúde, por meio de umestudo de revisão bibliográfica, de modo que foram selecionados artigos científicos sobre a temática estudada, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e de livros consagrados sobre o tema. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia para a compreensão dos problemas ambientais, que são simultaneamente problemas de saúde, deverá estar a serviço do sentido social, político e de direito universal, o que inclui a equidade, promovendo a saúde e a educação, afetando diretamente a qualidade de vida da população, devido à sua complexidade. A interdisciplinaridade, portanto, produz respostas eficazes frente aos problemas ambientais, sociais e de saúde pública da atualidade.</span></p> Andréa Kedima Diniz Cavalcanti Tenório, Dr. Pedro Pereira Tenório, Dra. Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, Dra. Márcia Bento Moreira ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/181 Ter, 11 Set 2018 19:36:55 +0000 IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/180 <p><span style="font-weight: 400;">Há uma crescente utilização de metodologias ativas no processo de formação de estudantes da área da saúde. O </span><em><span style="font-weight: 400;">Team Based Learning</span></em><span style="font-weight: 400;"> (</span><em><span style="font-weight: 400;">TBL</span></em><span style="font-weight: 400;">) ou Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE), como um processo de aprendizagem ativa, é uma estratégia de desenvolvimento de habilidades, discussão e argumentação teórica, baseada no estudo prévio do tema, aplicação de teste, resolução individual e resolução grupal deste mesmo exame. Diante disso, o presente estudo visa avaliar o impacto deste método em discentes de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, campus Paulo Afonso,que utiliza esta e outras metodologias ativas de aprendizagem. Alunos do primeiro período do curso foram submetidos a dois testes referentes aos temas fisiologias dos sistemas genital masculino e feminino, em meio às atividades curriculares do Ciclo Vital 1. 43 discentes realizaram o </span><em><span style="font-weight: 400;">TBL</span></em><span style="font-weight: 400;"> sobre fisiologia do sistema genital feminino e 41 alunos executaram o </span><em><span style="font-weight: 400;">TBL</span></em><span style="font-weight: 400;"> referente à fisiologia do sistema genital masculino. Verificou-se a importância do método na fixação dos assuntos estudados previamente e das discussões realizadas em pequeno grupo. No final da atividade, houve aplicação do questionário </span><em><span style="font-weight: 400;">online</span></em><span style="font-weight: 400;"> com dezesseis questões fechadas de múltiplas escolhas, as quais foram respondidas com o objetivo de avaliar o método utilizado sob o ponto de vista do discente.Observou-se diferença estatística entre a quantidade de pontos individuais e por equipe nos dois ABE realizados, mostrando a eficácia do método.Por meio do questionário </span><em><span style="font-weight: 400;">online</span></em><span style="font-weight: 400;">, os alunos expressaram contentamento e desejo na reutilização do ABE em atividades futuras.</span></p> Guilherme Ribeiro Barbosa, Alina Batista Dantas, Guilherme Bezerril Dutra, Dr. Diogo Vilar da Fonsêca ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/180 Ter, 11 Set 2018 19:28:43 +0000 CONCEPÇÃO DE DISCENTES ACERCA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO ADOTADAS PELAS ESCOLAS MÉDICAS http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/179 <p><span style="font-weight: 400;">Tradicionalmente, o uso de metodologias de ensino-aprendizagem conservadoras foi bastante atuante na formação de profissionais na área da saúde. Com a dissociação dos ideais desses modelos dos princípios do atual sistema de saúde brasileiro, surgiu a necessidade de reforma no processo de ensino para os cursos de saúde no Brasil. Com a consolidação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais,várias instituições de ensino superior passaram a adotar métodos ativos de ensino-aprendizagem. Diante dessa nova realidade, o objetivo desse trabalho foi avaliar a percepção dos estudantes de medicina quanto aos diversos aspectos das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas nas escolas médicas do Brasil. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo, que teve como instrumento de coleta a plataforma do </span><em><span style="font-weight: 400;">Google Forms</span></em><span style="font-weight: 400;">. A amostra foi composta por 229 estudantes oriundos de instituições de ensino, públicas e privadas, independentemente da metodologia adotada em seu curso. 89,66% dos estudantes de metodologia ativa afirmam que permaneceriam com esse método de ensino, enquanto 60,71% dos alunos de metodologia tradicional não aceitariam a troca por um ensino ativo. Em relação ao desestímulo para o aprendizado em aulas expositivas, a porcentagem é superior a 50% para todos os estudantes. A maioria dos participantes acredita que, independente da metodologia, o estudo prévio pode melhorar o rendimento durante as aulas, assim como julga ser importante a associação da teoria com a prática desde o início do curso. Este estudo fornece dados que evidenciam a necessidade de adaptações no processo de ensino médico.</span></p> Erika Andressa Simões de Melo, Ademário Matos Júnior, Guilherme Ribeiro Barbosa, Isadora de Macêdo Sampaio, Leandro da Cruz Melgaço dos Santos, Rodolfo José Ferreira Cavalcanti, Dra. Anekécia Lauro da Silva, Dra. Joilda Silva Nery, Dr. Matheus Rodrigues Lopes, Dr. MelquisedecAbiaré Dantas de Santana, Dr. Diogo Vilar da Fonsêca ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/179 Ter, 11 Set 2018 18:59:47 +0000 NECESSIDADE DE GERENCIAMENTO DOS GASTOS COM EXAMES LABORATORIAIS NO BRASIL http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/178 <p><span style="font-weight: 400;">Os exames complementares são importantes para ajudar os profissionais de saúde a estabelecerem diagnósticos, porém solicitações desnecessárias podem ocasionar danos ao paciente, bem como prejuízo financeiro às instituições de saúde. Diante dessa realidade, os laboratórios são um grande foco para contenção dos custos. Este trabalho objetiva avaliar as causas da alta requisição de exames e suas consequências, listar estratégias bem-sucedidas em níveis nacional e internacional, incentivar a redução do número de solicitações, além de ser fonte de estudo e conscientização para estudantes da área. Este trabalho é uma revisão bibliográfica, em que foram realizadas buscas nas bases de dados </span><em><span style="font-weight: 400;">Pubmed, Scielo, Google Acadêmico e Lilacs</span></em><span style="font-weight: 400;">. Foi observado que os principais fatores que contribuem para o excesso de solicitações são: a facilidade de pedidos, a prática em hospitais universitários, o seguimento rotineiro de testes laboratoriais, o medo de litígio, a inexperiência dos médicos, a prática da medicina defensiva, e a própria demanda do paciente devido à carência de informações. Com isso, vislumbram-se no Brasil pontos de intervenção que podem contribuir para a redução do número de solicitações, assim como já evidenciado em vários países.</span></p> Elaine Cristina Barros Rocha, LorranyJunia Lopes de Lima, Márlon Vinícius Gama Almeida, Matheus Rodrigues Lopes ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/178 Ter, 11 Set 2018 18:47:10 +0000 PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177 <p><span style="font-weight: 400;">Os processos de ensino-aprendizagem na infância abordam múltiplos fenômenos, integrados a diversas áreas do conhecimento, configurados, assim, na vertente dos pressupostos da Psicopedagogia contextualizada. Desta forma, o objetivo deste estudo é discutir os processos de ensino-aprendizagem na infância, amparados pelos procedimentos psicopedagógicos contextualizados, com uma abordagem qualitativa, referendados por um excelente arcabouço de fontes de pesquisa sobre o nosso objeto de investigação, a exemplo de ANDRÉ (1995), ARIÉS (1981), BOSSA (1994; 2000) CORSARO (2011) DELEUZE &amp; GUATTARI </span><strong>(</strong><span style="font-weight: 400;">2010), FREUD (1990), JUNG (2000), LACAN (1998), MARTINS (2004), MORIN (2002), PIAGET (2005), PONTES (2010), entre outros, os quais dialogam com a tese de que, para que haja sucesso nos processos de ensino-aprendizagem na infância, é necessário o equilíbrio das vicissitudes socioeducativas, desenvolvidas por categorizações de fatores expoentes, que se originam de uma conjugação educativa emancipatória, pautada na dicotomia sujeito-contexto, nas práticas interdisciplinares, postuladas em acepções contextualizadas, conduzidas por uma lógica dialética no enredo situacional, em conexão com aquilo que alimenta as relações de matrizes educativas vigentes.</span></p> Daniela Santos Silva, Thereza Christina da Cunha Lima Gama, Diego Felipe dos Santos Silva, Edivaldo Xavier da Silva Júnior ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177 Ter, 11 Set 2018 18:12:02 +0000 O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ENQUANTO AÇÃO AFIRMATIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/176 <p><span style="font-weight: 400;">O Programa de Assistência Estudantil (PAE) é um programa governamental de alocação de recursos, sobretudo financeiros, a estudantes que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Na Univasf o PAE também objetiva o apoio à redução de vulnerabilidades simbólicas a que estudantes oriundos de grupos específicos estão historicamente submetidos, visando à promoção de uma permanência mais digna na Universidade para esses indivíduos. Neste artigo se apresenta uma análise sobre o PAE contextualizando o seu funcionamento enquanto ação afirmativa, ao promover a igualdade de oportunidades entre os estudantes e poder, assim, contribuir para a redução dos índices de evasão. Apresentando alguns dados gerais sobre a execução do PAE em 2010, toma-se como referência para aprofundamento das análises dois de seus benefícios disponibilizados aos estudantes naquele período, considerando principalmente o auxílio de Bolsa-permanência, Edital 01/2010. Além disso, expõe-se uma análise sobre o Programa de Bolsa-permanência do Ministério da Educação, outra ação implantada na Univasf a partir do ano de 2013 e que também tem como objetivo minimizar desigualdades sociais que acometem estudantes oriundos de setores socialmente fragilizados</span><span style="font-weight: 400;">, indígenas e quilombolas.</span></p> Danilo Moreira dos Santos, Luciana Duccini ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/176 Ter, 11 Set 2018 17:45:32 +0000 CONFISSÕES DE ADOLESCENTES: AS VOZES E REFLEXÕES DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/175 <p><span style="font-weight: 400;">A mais recente modificação realizada na educação brasileira foi a Reforma do Ensino Médio, que é&nbsp;</span><span style="font-weight: 400;">apontada por muitos pesquisadores como autoritária e um retrocesso para o sistema educacional do país (FRIGOTTO, 2016; KRAWCZYK, 2017). Considerando o impacto da Reforma na estrutura educacional do Brasil, entende-se relevante compreender o que os principais sujeitos desses processos, os estudantes, pensam acerca de tais mudanças. Para isso, nesta pesquisa qualitativa e exploratória, participaram 22 estudantes do Ensino Médio de duas instituições: uma escola pública, com ensino condizente com os parâmetros curriculares nacionais, em Curitiba (PR), e uma escola pública que faz parte do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), em Joinville (SC). Os dados foram coletados utilizando-se da estratégia de grupo focal. Observou-se que a maioria dos estudantes concorda parcialmente com a Reforma e demostra preocupação quanto à estrutura das escolas e à formação dos professores frente a esses novos desafios. Por fim, foi possível constatar que essa Reforma poderá prejudicar a formação integral dos estudantes</span><span style="font-weight: 400;">.</span></p> Natalia Manchenho Portilio, Mariana Datria Schulze ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/175 Ter, 11 Set 2018 17:38:47 +0000 AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA EDUCATIVO - PREVENTIVO EM SAÚDE BUCAL APLICADO EM ESCOLARES DE PETROLINA (PE) http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/174 <p><span style="font-weight: 400;">Os hábitos de higiene oral são primordiais para a prevenção da cárie dentária, sendo o ambiente escolar local adequado para o desenvolvimento desses costumes. O presente estudo teve como objetivo avaliar a efetividade de um programa educativo-preventivo em saúde bucal, direcionado a 144 escolares, de 6 a 14 anos, discentes de uma escola pública de Petrolina (PE). Foi realizada a avaliação da experiência de cárie dos alunos, através dos índices CPO-D (dentição permanente) e ceo-d (dentição decídua), como também a mensuração do índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS) dos discentes, antes e depois da realização do método educativo. Após coletados, os dados foram tabulados e trabalhados pela estatística descritiva, assim como realizado o teste T de Student para associação das variáveis numéricas antes e após a intervenção. O CPO-D médio encontrado foi de 0,76, considerado baixo; e o ceo-d médio foi de 2,19, classificado como muito baixo, segundo a OMS. Os alunos apresentaram elevada experiência de cárie e necessidade eminente de tratamento odontológico. Na primeira avaliação, o IHOS médio dos alunos foi de 1,94, considerado ruim. Após o programa, o IHOS médio foi de 1,11, considerado regular, havendo redução de 42,45% desse índice. Os resultados demonstram que programas educativo-preventivos, propostos em ambiente escolar, que promovam a escovação supervisionada diária, são efetivos na melhora dos hábitos de higiene bucal dos alunos, podendo contribuir na redução do risco de desenvolver a cárie dentária.</span></p> Larissa Lorena de Carvalho Lustosa, Dr. Marcelo Domingues de Faria, Patrícia Shirley Alves de Sousa, Me. Dennis Marinho Oliveira Ramalho de Souza ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/174 Ter, 11 Set 2018 17:19:57 +0000 SUBJETIVIDADE E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/169 <p><span style="font-weight: 400;">Analisamos a mediação pedagógica em leitura e escrita na produção de subjetividades de alunos com deficiência intelectual por meio de uma pesquisa sociocultural. Objetivamos compreender o papel da mediação pedagógica no processo de ressignificação da subjetividade fundamentada na identidade de dominação em prol daquela baseada na identidade de resistência/projetos, pelo reposicionamento destes alunos na relação pedagógica quando se constroem sujeitos ativos. A pesquisa foi desenvolvida por meio da observação participante de sessões de leitura/escrita e da análise de fichas avaliativas destas sessões realizadas com 20 alunos, sendo 12 sujeitos focais. Neste artigo ressaltamos os dados de um sujeito representativo deste grupo. São analisados os procedimentos de mediação construídos na atividade letrada Leitura Compartilhada de Histórias focalizando os aspectos funcionais do desenvolvimento cognitivo referente à apropriação da leitura/da escrita. Os resultados indicam a afirmação deste sujeito pela negação da leitura/escrita na relação pedagógica; a sua conformação com o ganho secundário da deficiência pela dependência extrema do outro; e a internalização da representação inferiorizada produzida pela ideologia da deficiência/normalidade. Demonstram ainda, ao término do estudo, avanços deste aluno nos processos de alfabetização e de letramento, encontrando-se em etapa final do processo de aquisição da escrita, aspecto que, juntamente com a exitosa mediação, foram impulsionadores do reposicionamento do sujeito e da produção da subjetividade baseada na identidade de resistência/projetos, muito embora ainda persistam atitudes de resistência. Concluímos sugerindo a construção de relações pedagógicas resilientes pela articulação de procedimentos de mediação pertinentes ao letramento, à construção da subjetivação e à ressignificação de subjetividades, bem como à valorização da metacognição situada na atividade social.</span></p> Dra. Silvia Roberta da Mota Rocha, Ph.D. Rita Vieira de Figueiredo, Ph.D. Jean-Robert Poulin ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/169 Sáb, 08 Set 2018 00:00:00 +0000 A FORMAÇÃO E O ACOMPANHAMENTO TUTORIAIS POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/139 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">O tutor é um ator que possui significativa relevância na Educação a Distância, justamente por ser responsável em garantir fortes interações entre tutor-aluno, aluno-conteúdo, aluno-aluno e aluno-professor, propiciando comunicações primordiais que contribuem no processo de construção de conhecimento. Nesse contexto, para que o tutor possa realizar suas atividades com maior efetividade, faz-se necessária a formação e acompanhamento adequados pelas instituições de ensino a distância. Esse artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica, nas bases de dados de teses e dissertação da Capes, no primeiro semestre de 2014, em que foram feitas buscas por assuntos referentes à tutoria, formação de tutores e acompanhamento tutorial. Ao final desse estudo, conclui-se que as instituições que oferecem cursos na modalidade de ensino a distância devem realizar um planejamento, formação e acompanhamento adequados das atividades do tutor.</span></span></p> Amanda Tolomelli Brescia, Elaine Ribeiro da Silva, José Wilson da Costa, Márcia Gorett Ribeiro Grossi ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/139 Seg, 13 Ago 2018 12:39:43 +0000 AS DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DE RESUMO PELOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DA UNIVASF http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/123 <p>O resumo tem sido uma produção textual solicitada ao estudante de graduação, principalmente na área das ciências sociais. É um instrumento que favorece ao aluno organizar e fixar as informações de um texto, demonstrando a construção do conhecimento. É fundamental verificar as dificuldades que permeiam a produção de resumo, tão solicitado enquanto atividade acadêmica para se planejar uma fundamentação teórica e atividades práticas que possam contribuir para uma elaboração textual desejada. O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre essas dificuldades. Isso foi feito a partir da identificação de problemas relacionados à produção de resumo e dos procedimentos que antecedem esse processo de produção. Observaram-se também as condições necessárias na elaboração de um resumo, por meio de uma entrevista semiestruturada com dez participantes, estudantes do 1º período do curso de Administração da Universidade do Vale do São Francisco - Univasf. Além disso, fez-se uma análise de resumos feitos por estes. As maiores dificuldades apontadas foram: identificar as ideias principais e secundárias e escrever o resumo com suas próprias palavras. Os resultados obtidos apontaram que os estudantes tinham consciência do que era necessário para se produzir um bom texto, porém isso não é tão praticado; a maioria deles utiliza o procedimento de sublinhar e de ler o texto duas vezes antes de produzir um resumo, utilizando-se também da montagem de esquemas / roteiros. Assim, os dados indicam uma necessidade de rever os procedimentos vivenciados pelos estudantes na construção do resumo.</p> Aliny Paiva de Sousa, Geida Maria Cavalcanti de Sousa, Elzenita Falcão de Abreu ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/123 Qua, 08 Ago 2018 00:08:49 +0000 PROFESSOR DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO CONTINUADA http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/122 <p>O presente artigo discorrerá acerca das dicotomias existentes entre a teoria e prática de professores de Geografia da Rede Pública Municipal de Juazeiro/BA. O objetivo é fazer uma analise dos discursos dos sujeitos envolvidos na pesquisa, visando evidenciar as dificuldades encontradas por estes profissionais na sua cotidianidade profissional. Tal pesquisa é oriunda da convivência desta pesquisadora, por mais de dois anos, ministrando Formações Continuadas para docentes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, de cunho bibliográfico e de campo, além de observação sistemática para delineamento do debate sobre os métodos e as técnicas utilizadas por tais docentes, entrelaçando com as questões didático-pedagógicas indispensáveis à sustentabilidade das práticas educativas no contexto do Semiárido baiano. Fundamentada na análise dos discursos, ficou sinalizado que apesar dos mesmos disporem de formações contínuas em serviço, existem várias barreiras a serem superadas, dentre elas, a necessidade de melhores condições de trabalho, remunerações adequadas à formação profissional, reconhecimento da relevância de trabalho integral, entre outras questões elencadas. Além disso, o que se discute muitas vezes na rede, nas formações pedagógicas, não chega a se aproximar da realidade enfrentada por tais profissionais nas suas salas de aulas, em sua maioria, desprovidos de um suporte pedagógico mais efetivo. Portanto, fica nítida a importância de criação de políticas públicas que valorizem a formação de professores visando o favorecimento de suportes metodológicos que primem por melhor ensino e aprendizagem dos discentes na componente curricular Geografia.</p> Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/122 Qua, 08 Ago 2018 00:02:35 +0000 UMA REALIDADE EVIDENTE http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/121 <p>O presente artigo propõe um olhar reflexivo acerca da questão da indisciplina no contexto da escola atual, a qual tem sido vista como um tema que apresenta uma multiplicidade de interpretações referentes à relação professor/aluno e aluno/aluno com problemas sociais e conflitos nas relações familiares. Este trabalho oferece pistas para a compreensão de uma realidade escolar num contexto específico: a indisciplina no contexto escolar. Este artigo tem como objetivo compreender o papel da escola e da família na produção da indisciplina, assim como identificar no contexto escolar o que é um comportamento indisciplinado e compreender os fatores internos e externos que levam o educando a indisciplina, investigar suas possíveis causas no contexto educacional. A indisciplina é geralmente centralizada no educando e nas suas relações durante o cotidiano escolar. Coloca-se em discussão por que atualmente as crianças não obedecem nem aos seus pais, tampouco aos educadores? Os educandos hoje não têm limites? De quem é a culpa pela indisciplina: da instituição escolar? Dos pais? Dos educadores ou dos próprios educandos? A indisciplina no contexto educacional necessita de uma análise a partir de diferentes ângulos, procurando avançar nas questões que a envolvem, pois tanto a escola quanto a família participam na produção da indisciplina do educando no contexto escolar.</p> Renata Aparecida da Silva ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/121 Ter, 07 Ago 2018 23:57:50 +0000 A raiva na constituição do respeito pela criança da educação infantil http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/120 <p>Esta pesquisa tem por objetivo compreender qual papel da raiva na constituição da noção de respeito pela criança. A partir de descobertas realizadas por Jean Piaget no campo da moral, pesquisamos junto às crianças acerca do que assinalaria o aparecimento deste fenômeno, ou seja, a raiva na constituição do respeito, utilizando o método clínico. Constatamos que a experiência da raiva anuncia o estabelecimento de condições propícias ou não ao desenvolvimento do respeito, uma vez que a absorção de seu impacto sedimenta a aceitação que a criança pode fazer de si, abrindo espaço para a inerente compreensão do outro enquanto alguém passível de ser respeitado.</p> Ana Carla Cividanes Furlan Scarin ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/120 Ter, 07 Ago 2018 23:53:27 +0000 ADVERSIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FRENTE AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/119 <p>A partir da importância da inclusão nas escolas de ensino regular, o presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores positivos e as dificuldades que a escola como um todo enfrenta para trabalhar com alunos com deficiência visual. Fez-se uma averiguação sobre o tema e seus aspectos, como aperfeiçoamento continuo dos profissionais, materiais pedagógicos apropriados e interação desses alunos nas aulas de Educação Física. Foi realizada uma pesquisa descritiva, onde a diretora, professora de sala de aula e professora de educação física, puderam opinar e expor suas dificuldades profissionais. Diante da importância dada a temática proposta, conclui-se que os professores conseguem promover a inclusão de alunos com deficiência visual, desde que estejam comprometidos e dispostos a participar de um plano pedagógico educacional.</p> Joelma Ferreira Saraiva, Gustavo Levandoski ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/119 Ter, 07 Ago 2018 23:47:42 +0000 GESTÃO DEMOCRÁTICA ENTRE O DITO E O POSSÍVEL http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/118 <p>O presente trabalho surge como uma investigação bibliográfica e de pesquisa de campo, com o objetivo de analisar a relação entre os princípios da gestão democrática para o ensino público e sua aplicabilidade no ambiente escolar. Neste trabalho buscou-se refletir como se dá a implementação e participação dos atores que compõe a gestão democrática na Escola Estadual Educandário Oliveira Brito, na cidade de Euclides da Cunha – BA. O método, baseado na análise de conteúdo, procurou construir uma amostra a partir da aplicação de questionários dos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar: estudantes, professores, funcionários e gestores. A análise dos dados demonstrou que os gestores conhecem e buscam aplicar os princípios da gestão democrática, ressentindo-se apenas da dificuldade de aproximação entre família e escola. Quanto aos professores, estudantes e funcionários percebemos que reconhecem e apoiam as medidas implementadas pela gestão, mas demonstram falta de diálogo e interação com as outras categorias. A investigação deixou em evidência também uma falha no processo de comunicação entre os pares que compõe o corpo da gestão escolar. Como resultado, e, à luz do referencial teórico analisado, pretende-se contribuir com reflexões acerca dos problemas de aplicação que o modelo de gestão democrática tem encontrado para se constituir de forma plena, sendo que seu êxito implicará no exercício da democracia, autonomia e participação dos atores educacionais em prol de uma educação equitativa e de qualidade.</p> Fagner Costa e Silva ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/118 Ter, 07 Ago 2018 23:42:29 +0000 Edição Especial II - ANAIS do I SIEaDVASF (Parte I) http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/114 ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/114 Ter, 07 Ago 2018 17:08:21 +0000 Edição Especial II - ANAIS do I SIEaDVASF (Parte II) http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/115 ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/115 Ter, 07 Ago 2018 00:00:00 +0000 SABERES DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS MUNICÍPIOS DE JUAZEIRO E ABARÉ SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/116 <p>O objetivo desse estudo foi identificar os saberes trazidos por estudantes da rede pública de ensino das cidades de Juazeiro e Abaré (Estado da Bahia) sobre o tema educação sexual a fim de promover um levantamento diagnóstico dos conhecimentos adquiridos por jovens nessa temática em particular, especialmente nos âmbitos familiar e escolar. Um total de 111 estudantes do ensino fundamental foi submetido à aplicação de questionários de autorrelatos, contendo questões abordando essa temática. Os dados obtidos nesses questionários demonstraram que os adolescentes possuem conhecimento ainda limitado sobre métodos contraceptivos, sendo o preservativo masculino o mais citado pelos estudantes. A maior parte dos estudantes destacou receber orientação sexual nos âmbitos familiar e escolar. Entretanto, as conversas particulares com grupos de amigos constituíram a principal fonte de busca de informações e atualizações procuradas pelos estudantes nos temas em questão. No que tange aos impactos de uma gravidez precoce e indesejada, os estudantes apontaram a interrupção dos estudos, mudanças drásticas da vida e perda das facilidades como principais consequências sobre a vida de um adolescente. Dessa forma, a criação de espaços de debates e reflexões envolvendo família e escola deve ser uma prioridade para sanar potenciais carências e limitações de informações sobre educação sexual, visando à construção de uma resposta social com vistas à superação das relações de vulnerabilidade a questões envolvendo orientação sexual e suas implicações entre jovens estudantes.</p> Claudia Simone Souza da Silva Rodrigues, Eliane Matos Martins da Silva, Eusa dos Santos Pereira de Souza, Noedi Souza de Carvalho Ferreira, Jane Eyre Gabriel ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/116 Ter, 07 Ago 2018 00:00:00 +0000 Urbanografia e teoria ator-rede http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/117 <p>A urbanografia comporta artifícios expressivos de arte e comunicação que transformam as cidades em verdadeiras galerias públicas. Ela pode ser potencializada com a utilização de processos infocomunicacionais que contribuam para o enfraquecimento das dinâmicas de invisibilidade e para o apoio ao letramento contextualizado. A proposta desse artigo, que se insere em uma pesquisa maior sobre urbanografia a partir da Teoria Ator-Rede (TAR), é discutir, particularmente, o campo da controvérsia. Esse aspecto pode ser interessante para pensar as oscilações da arte urbana antes da sua estabilização enquanto actante de novos desdobramentos.</p> Cecilio Ricardo de Carvalho Bastos ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/117 Ter, 07 Ago 2018 00:00:00 +0000 A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTE http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/103 <p>Existem muitas práticas de ensino em voga, mas, ao discutirmos as questões que envolvem as metodologias adotadas pelos professores, torna-se necessária a apresentação de alguns pontos importantes, que correspondem à vida profissional deles, justificando algumas escolhas metodológicas no desenvolvimento diário do trabalho. Sendo assim, esta investigação teve como objetivo reconhecer os fatos significativos da trajetória formativa de professores do ensino superior que auxiliaram na construção de seus saberes docentes. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso e utilizou a entrevista semiestruturada, assim como a análise de conteúdo para a coleta e exploração das informações. Participaram do estudo seis (06) professores efetivos do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM). Constatou-se que mesmo com opiniões diferenciadas sobre os momentos mais importantes na construção de seus saberes, foi possível perceber três dimensões (trabalho em grupo de estudo, gosto pela profissão e constante busca pelo conhecimento), proporcionando o compartilhamento de diferentes saberes em seus respectivos grupos de pesquisa, como também a mudança de concepção de ensino e prática da Educação Física durante a pós-graduação.</p> Clairton Balbueno Contreira, Hugo Noberto Krug ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/103 Qui, 19 Jul 2018 22:40:15 +0000 EXPERIENCIAS INSTITUCIONALES EN TORNO A LA DIVERSIDAD. EL CASO DE ESTUDIANTES DE PROFESORADO EN EDUCACIÓN PRIMARIA DE LA PROVINCIA SALTA, ARGENTINA http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/102 <p>En las últimas décadas Argentina ha considerado central a las políticas educativas, la educación en general y la formación docente en particular son objeto de constantes debates, evaluaciones y modificaciones tendientes a la mejora. Entre otros avances y conquistas significativas se destaca la inclusión de colectivos sociales históricamente excluidos de la educación superior. En formación docente la atención a la diversidad cultural se instala como un nuevo paradigma rompiendo una histórica tradición que tendió a la homogenización cultural. De acuerdo a las últimas legislaciones todas las modalidades y carreras de profesorados tienen el desafío de atender y formar <em>en</em> y <em>para</em> el respeto por la diversidad cultural. Con la intención de conocer el sentido que estas orientaciones toman en contextos específicos, en este caso en Salta, provincia del norte de Argentina, se indagó sobre las particularidades que asume la formación docente frente a la diversidad cultural en contextos urbanos. Desde un enfoque cualitativo, y con la participación de estudiantes avanzados se reconocen las características que asume el tratamiento de la diversidad desde sus propias experiencias formativas en el profesorado. En este artículo se recuperan los resultados de la aplicación de un cuestionario a cincuenta y dos participantes. Así mismo se problematizan los componentes que conformaron estas construcciones subjetivas acerca de las funciones y rol de la formación docente según los lineamientos pasados y presentes de la política educativa.</p> Lorena Elizabet Sanchez ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/102 Qui, 19 Jul 2018 00:00:00 +0000 Edição Completa http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/100 ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/100 Qui, 19 Jul 2018 00:00:00 +0000 COTIDIANO, MEMÓRIA E FAMÍLIA http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/98 <p>O grande desafio metodológico dos professores de História na atualidade é buscar novos objetos de análises, valorizar novos atores históricos e elencar temáticas que despertem a curiosidade pelo aprendizado do saber histórico em nossos jovens estudantes. Para isso, é fundamental a pesquisa constante por novos métodos e temáticas para o ensino de História. A inserção de novos objetos permite ao professor ir além dos temas tradicionais, criando significações para o aprendizado dos seus alunos. Nosso objetivo através desse artigo é demonstrar ações que possam aproximar o saber histórico elaborado em sala de aula com as experiências de vida dos educandos, para tanto, desenvolvemos uma proposta de trabalho que aborda o eixo temático cotidiano, memória e família numa perspectiva de análise comparativa entre passado e presente e as mudanças e permanências nas práticas humanas ao longo desses tempos distintos. Através do referido eixo temático, pretende-se que os estudantes compreendam que todos somos atores históricos e nossas ações contribuem para a formação de uma identidade coletiva e de uma sociedade consciente e crítica.</p> Alethéia Paula Lapas Prado, Renata Aparecida da Silva ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/98 Ter, 17 Jul 2018 17:47:23 +0000 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/97 <p>Este estudo teve como objetivo refletir sobre a Educação a Distância (EaD) no âmbito das transformações ocorridas no cenário mundial no que tange aos fatores social, econômico e psicológico, ressaltando os aspectos concernentes a construção da subjetividade dos envolvidos no processo educativo dessa modalidade no contexto das Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s). Na busca para compreender as transformações no contexto educacional, principalmente na EaD, foi reralizado, para tal objetivo, uma leitura sobre a temática, desde sua eclosão e expansão mediada pelas TIC´s a partir da década de 1980 até os dias atuais e observações feitas por meio de relato de experiência docente durante quatro anos como professor tutor desta modalidade de ensino como recurso metodológico para delinear quais as suas imbricações e influências que marcam o surgimento de novos paradigmas da construção subjetiva no processo de ensino-aprendizagem e suas peculiaridades no desenvolvimento dos vínculos que sustentam a relação entre seus participantes, como mais uma forma de um modelo de construção subjetiva presente na EaD, seja no espaço presencial e virtual de forma síncrona ou assíncrona. Sendo esta uma possibilidade de um paradigma na formação da subjetividade humana contemporânea.</p> José Walter Rego Resende, Heleno Pereira Nunes ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/97 Ter, 17 Jul 2018 17:40:55 +0000 O NOVO ESTADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/96 <p>O surgimento e consolidação do Estado Regulador no Brasil tem sua gênese nos discursos acerca das necessidades de industrialização foi inaugurado por Vargas e tem caráter autoritário e centralizador. Hoje, passamos de um Estado Predatório para um Estado em reconstrução, mais democrático e com uma sociedade civil forte e articulada, em que há participação ativa na construção das políticas públicas, através de conferências e seminários. No âmbito das políticas públicas educacionais, o Ensino Médio sempre se constituiu no nível de maior complexidade de estruturação de políticas públicas. Neste trabalho, buscamos refletir acerca do Projeto de Lei n° 6.840/2013 formulado e proposto pela Comissão Especial destinada a promover Estudos e proposições para a Reformulação do Ensino Médio – CEENSI – que visa alterar a LDB 9.394/96 no intuito de instituir a jornada em tempo integral e a reorganização do currículo em áreas do conhecimento, apresentando-se como uma alternativa para a implementação de políticas educacionais para o Ensino Médio de forma mais urgente e perdurável.</p> Anny Karine Matias Novaes Machado ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/96 Ter, 17 Jul 2018 17:31:56 +0000