IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL

Autores

  • Guilherme Ribeiro Barbosa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alina Batista Dantas Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Guilherme Bezerril Dutra Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Diogo Vilar da Fonsêca Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Ensino superior, Aprendizagem em equipe, Metodologia ativa

Resumo

Há uma crescente utilização de metodologias ativas no processo de formação de estudantes da área da saúde. O Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE), como um processo de aprendizagem ativa, é uma estratégia de desenvolvimento de habilidades, discussão e argumentação teórica, baseada no estudo prévio do tema, aplicação de teste, resolução individual e resolução grupal deste mesmo exame. Diante disso, o presente estudo visa avaliar o impacto deste método em discentes de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, campus Paulo Afonso,que utiliza esta e outras metodologias ativas de aprendizagem. Alunos do primeiro período do curso foram submetidos a dois testes referentes aos temas fisiologias dos sistemas genital masculino e feminino, em meio às atividades curriculares do Ciclo Vital 1. 43 discentes realizaram o TBL sobre fisiologia do sistema genital feminino e 41 alunos executaram o TBL referente à fisiologia do sistema genital masculino. Verificou-se a importância do método na fixação dos assuntos estudados previamente e das discussões realizadas em pequeno grupo. No final da atividade, houve aplicação do questionário online com dezesseis questões fechadas de múltiplas escolhas, as quais foram respondidas com o objetivo de avaliar o método utilizado sob o ponto de vista do discente.Observou-se diferença estatística entre a quantidade de pontos individuais e por equipe nos dois ABE realizados, mostrando a eficácia do método.Por meio do questionário online, os alunos expressaram contentamento e desejo na reutilização do ABE em atividades futuras.

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Biografia do Autor

Guilherme Ribeiro Barbosa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando em Medicina (Univasf)

Alina Batista Dantas, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduanda em Medicina (Univasf)

Guilherme Bezerril Dutra, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando em Medicina (Univasf)

Diogo Vilar da Fonsêca, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor adjunto da Univasf

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Publicado

2018-04-11

Como Citar

Ribeiro Barbosa, G., Dantas, A. B., Dutra, G. B., & da Fonsêca, D. V. (2018). IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(15). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/180

Edição

Seção

Metodologias Ativas do Ensino e Aprendizagem

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