DIVERSIDADE DE GÊNERO E EDUCAÇÃO

HORIZONTES DE COMPREENSÃO PARA PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS

Autores

  • João Paulo Zerbinati Universidade Estadual Paulista
  • Maria Alves de Toledo Bruns Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Sexualidade, Gênero, Educação Sexual

Resumo

O desejo de transitar entre os gêneros e sexos existe na história da humanidade desde muito antes das discussões contemporâneas relacionadas à sexualidade. Em especial, no campo educacional, as pesquisas sobre gênero e diversidade sexual estão significativamente presentes e apontam para a necessidade de avanços na prática educacional. Sendo assim, este trabalho, enquanto ensaio teórico, debruçou-se no fenômeno da diversidade de gênero com o objetivo de apresentar a construção e evolução de seu conceito, refletindo o avanço científico de seu discurso e compreendendo possíveis desdobramentos teóricos e práticos pela educação. A partir do referencial teórico queer, compreendemos a sexualidade e a identidade de gênero como complexas expressões e possibilidades de subjetivação, que instigam a educação ao oferecimento de práticas pedagógicas emancipatórias e também diversas.

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Biografia do Autor

João Paulo Zerbinati, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação Sexual (UNESP/Araraquara).

Maria Alves de Toledo Bruns, Universidade Estadual Paulista

Docente da Pós-Graduação em Psicologia (USP/Ribeirão Preto) e da Pós-Graduação em Educação Sexual (UNESP/Araraquara).

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

Zerbinati, J. P., & de Toledo Bruns, M. A. (2018). DIVERSIDADE DE GÊNERO E EDUCAÇÃO: HORIZONTES DE COMPREENSÃO PARA PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(16). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/236

Edição

Seção

Artigos