HISTÓRIA DO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS NO BRASIL:

CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS

Autores

  • Livia Cristina Ribeiro Reis IFG
  • Telma Aparecida Teles Martins Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Palavras-chave:

Infância, Criança, Políticas de Educação Infantil

Resumo

O artigo discute a política de atendimento à criança pequena no Brasil e identifica concepções e práticas relacionadas aos modelos de atendimento. Conduzimos nossas análises à luz do Materialismo Histórico Dialético, compreendendo a Educação Infantil como um campo em permanente processo de transformação. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada através de um estudo bibliográfico e documental. Foi possível concluir que, historicamente, a relação entre os discursos políticos e as práticas materializadas explicita diversas contradições e antagonismos. Também observamos que diferentes concepções de criança, infância e Educação Infantil se contrapõem e coexistem simultaneamente ao longo desse processo histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Cristina Ribeiro Reis, IFG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Telma Aparecida Teles Martins Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente sou pesquisadora voluntária da Universidade Federal de Goiás, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias educacionais e processos formativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização e gestão do trabalho pedagógico, Educação Infantil, Currículo e práticas pedagógicas em diferentes mediações, trabalho docente, formação e profissionalização docente, Processos de ensino e aprendizagem-desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2019-06-10

Como Citar

Reis, L. C. R., & Silveira, T. A. T. M. (2019). HISTÓRIA DO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS NO BRASIL:: CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 145–170. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/426

Edição

Seção

Artigos