INCLUSÃO EDUCACIONAL

DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES

Autores

  • Rosália Maria Netto Prados CEETEPS
  • Carlos Vital Giordano CEETEPS
  • Débora Bernardi Gradjean-Thomsen UMC

Palavras-chave:

Discursos Político-Educacionais;, Educação Especial;, Inclusão Educacional

Resumo

Neste artigo propõe-se uma discussão sobre os discursos político-educacionais de inclusão para uma análise do trabalho desenvolvido em classes hospitalares, em que se caracteriza o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, na circunstância de internação, na circunstância do atendimento em hospital ou atendimento pedagógico domiciliar.Nesse contexto, o acompanhamento pedagógico é considerado como uma estratégia de intervenção que auxilia alunos com demandas específicas no âmbito da aprendizagem, frente a situações adversas, mediante um planejamento individualizado, a fim de se identificar caminhos de aprendizagem para cada sujeito. Esta pesquisa teve como objetivos, descrever o histórico das políticas educacionais de inclusão; abordar as formas de suporte educacional oferecidas em classes hospitalares e em atendimentos pedagógicos domiciliares. O método, de abordagem qualitativa, constituiu-se de entrevista semiestruturada a professores e gestores dessa modalidade educacional. Verifica-se que a organização das classes hospitalares e dos atendimentos pedagógicos domiciliares, em conexão com as escolas regulares, torna-se essencial quando se entende que o aluno-paciente é um ser individual, livre, ativo e social, exposto a uma situação adversa, que necessita estar amparado por profissionais capacitados para conseguir prosseguir com seu processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosália Maria Netto Prados, CEETEPS

Doutora em Semiótica e Linguística Geral (USP)

Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS)

Carlos Vital Giordano, CEETEPS

Doutor em Sociologia (PUC-SP)

Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS)

Débora Bernardi Gradjean-Thomsen, UMC

Mestre em Políticas Públicas (UMC)

 

Downloads

Publicado

2019-03-27

Como Citar

Prados, R. M. N., Giordano, C. V., & Gradjean-Thomsen, D. B. (2019). INCLUSÃO EDUCACIONAL: DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(18), 103–122. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/444

Edição

Seção

Dossiê Temático Inclusão escolar: políticas públicas, demandas e sua efetivação