PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA

INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO

Autores

  • Daniela Santos Silva Universidade de Pernambuco
  • Thereza Christina da Cunha Lima Gama Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Diego Felipe dos Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edivaldo Xavier da Silva Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação, Contexto, Interação, Aprendizagem, Criança

Resumo

Os processos de ensino-aprendizagem na infância abordam múltiplos fenômenos, integrados a diversas áreas do conhecimento, configurados, assim, na vertente dos pressupostos da Psicopedagogia contextualizada. Desta forma, o objetivo deste estudo é discutir os processos de ensino-aprendizagem na infância, amparados pelos procedimentos psicopedagógicos contextualizados, com uma abordagem qualitativa, referendados por um excelente arcabouço de fontes de pesquisa sobre o nosso objeto de investigação, a exemplo de ANDRÉ (1995), ARIÉS (1981), BOSSA (1994; 2000) CORSARO (2011) DELEUZE & GUATTARI (2010), FREUD (1990), JUNG (2000), LACAN (1998), MARTINS (2004), MORIN (2002), PIAGET (2005), PONTES (2010), entre outros, os quais dialogam com a tese de que, para que haja sucesso nos processos de ensino-aprendizagem na infância, é necessário o equilíbrio das vicissitudes socioeducativas, desenvolvidas por categorizações de fatores expoentes, que se originam de uma conjugação educativa emancipatória, pautada na dicotomia sujeito-contexto, nas práticas interdisciplinares, postuladas em acepções contextualizadas, conduzidas por uma lógica dialética no enredo situacional, em conexão com aquilo que alimenta as relações de matrizes educativas vigentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Santos Silva, Universidade de Pernambuco

Especialista em Psicopedagogia (UPE)

Thereza Christina da Cunha Lima Gama, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências (UFRGS)

Diego Felipe dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS)

Edivaldo Xavier da Silva Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação em Ciências (UFRGS)

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Silva, D. S., Lima Gama, T. C. da C., Silva, D. F. dos S., & da Silva Júnior, E. X. (2018). PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(15). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177

Edição

Seção

Artigos