A REPRESENTAC?A?O DA FELICIDADE NA SOCIEDADE CONTEMPORA?NEA

Autores

  • José Benedito de Almeida Júnior Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Felicidade, Sociedade, Autoconhecimento, Vida autêntica

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a representac?a?o da felicidade na sociedade contempora?nea. Na introduc?a?o, identifica no status social a principal motivac?a?o da felicidade, no entanto, mais do que atingir o status em si, a imagem que ele projeta e? o verdadeiro motivo. Assim, o status social esta? diretamente ligado a? capacidade de consumo, por isso, a propaganda de servic?os e bens explora ao ma?ximo esta ansiedade. Desta forma, a representac?a?o da felicidade como status e capacidade de consumo gera o efeito de um adoecimento psi?quico coletivo, como se tem observado em nossa sociedade com doenc?as psicolo?gicas que se tornaram epide?micas. Na primeira parte, demonstra que as sociedades grega e romana, pela visa?o dos filo?sofos, tambe?m apresentava este problema e isto resultava num feno?meno semelhante ao descrito acima. Na segunda parte, demonstra que nossa sociedade tem pouca autoconscie?ncia de suas iluso?es, por isso, utilizamos o olhar alheio para compreendermos a origem deste adoecimento psi?quico coletivo. Por fim, na terceira parte, ainda com a ajuda dos filo?sofos, especialmente Ci?cero e Se?neca, demonstra que o autoconhecimento e? o melhor meio de defesa contra esta pressa?o pelo status e pelo consumo, para tanto, formula o conceito de vida aute?ntica considerando-a como um processo dina?mico de autoconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Benedito de Almeida Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutor e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) Instituto e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Downloads

Publicado

2019-08-06

Como Citar

de Almeida Júnior J. B. . (2019). A REPRESENTAC?A?O DA FELICIDADE NA SOCIEDADE CONTEMPORA?NEA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 386–403. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/551

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade