O PROJETO DE EXTENSÃO FEIRAS DE CIÊNCIAS DA UFG/RC
UMA AÇÃO BASEADA NA ARTICULAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO?
Palabras clave:
Formação inicial, Feiras de ciências, Monitoria, Tripé universitárioResumen
As Feiras de Ciências da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), evento de extensão voltado para alunos da Educação Básica, são realizadas desde o ano de 2012. Os licenciandos envolvidos no projeto, ao fazerem parte dessa ação de extensão, têm a oportunidade de entrar em contato com alunos e professores da Educação Básica por meio do oferecimento de oficinas de elaboração de projetos. Neste sentido, neste trabalho se buscou identificar aspectos que pudessem subsidiar discussões sobre a contribuição da articulação entre as atividades de Extensão, Ensino e Pesquisa na formação inicial crítico-reflexiva de licenciandos. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, tendo questionários como instrumentos de coleta de dados. Nos questionários, os monitores foram chamados a refletir sobre sua experiência formativa, relatando sobre qual a contribuição da atividade de extensão para sua formação inicial docente. Os dados coletados foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva. Acredita-se que a participação em ações de extensão como Feiras de Ciências auxilia na formação de profissionais com uma visão muito mais reflexiva sobre a prática docente, sendo que boa parte dessa reflexão se dá quando o licenciando tem contato com uma vasta gama de possibilidades que vão além dos livros e teorias, partindo de cenas que o façam protagonista.