PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA
REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Promoção da saúde, Saúde na escola, Educação em saúdeResumo
Este artigo propõe-se a fazer uma revisão sistemática da literatura que reflete sobre a fundamentação da promoção da saúde na escola, considerando o ambiente escolar como importante para a construção de hábitos saudáveis para se viver com melhor qualidade de vida. O objetivo central desta revisão foi compreender as principais características das publicações sobre promoção da saúde na escola encontradas nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Scholar. Na etapa inicial da pesquisa, realizada durante os meses de agosto e setembro de 2020, foram encontrados 33 artigos, sendo 25 no Google Scholar e oito na SciELO. Dos trabalhos selecionados na busca inicial, foi realizada uma análise prévia onde foram selecionados 13 artigos do Google Scholar e cinco da SciELO, totalizando 18 artigos para se fazer a revisão sistemática. Como conclusão desta revisão da literatura, pode-se afirmar que a educação em saúde, proporcionada em contexto escolar, pode ser considerada uma importante ferramenta para alcance de indicadores positivos no que diz respeito à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.