MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA (RA)
POTENCIALIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14690304Palavras-chave:
Realidade Aumentada, Educação, Tecnologias Digitais, Mediação Pedagógica, Inovação EducacionalResumo
Este artigo explora as potencialidades e desafios da Realidade Aumentada (RA) na
mediação pedagógica, destacando sua capacidade de criar experiências de aprendizagem interativas e imersivas na sala de aula. A RA, como tecnologia emergente, sobrepõe informações digitais ao mundo real, contribuindo para a mediação pedagógica com o uso de tecnologias digitais. A metodologia de projetos alinha-se aos princípios do uso dessas tecnologias, incentivando a pesquisa e a resolução de problemas. A pesquisa qualitativa bibliográfica foi realizada em livros, periódicos e artigos científicos. Identificou-se que uma educação significativa e motivadora é alcançada quando o aluno é protagonista na construção do conhecimento. A RA, aliada à metodologia de projetos e ao uso de tecnologias digitais, apoia a tendência defendida por estudiosos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. A união dessas ferramentas busca proporcionar uma educação mais engajadora e eficaz, respondendo às demandas educacionais contemporâneas, promovendo o protagonismo e participação ativa dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

