PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

IMPORTÂNCIA NA EFETIVAÇÃO DA MODALIDADE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS REGULARES

Autores

  • Abadia dos Santos Mendonça Centro de Educação Especial Inclusiva (CREI)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14634919

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva

Resumo

A educação especial é uma modalidade educacional que está sendo implementada no Brasil através da Constituição Federal do Brasil (1988) e especialmente descrita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB - 9394/96) desde a década de 90, perpassando por todos os níveis de escolaridade. A partir de 1950, o mundo inicia a viabilização da educação especial com os Princípios que norteiam esse processo educacional: Princípios da Normalização, da Integração e da Inclusão. Esse artigo vem discutir e compreender como os Princípios da educação especial foram e é importante para compreendermos melhor a educação especial dentro das escolares regulares, a conjuntura social em que ela foi criada e que sua área de atuação. É inegável que a escola regular passa por transformações que vão além da entrada dos alunos com deficiências e transtornos do espectro autista na comunidade escolar. A permanência e o aprendizado destes estudantes no ambiente escolar precisam ser consumados.

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Biografia do Autor

  • Abadia dos Santos Mendonça, Centro de Educação Especial Inclusiva (CREI)

    Doutora em Educação

    Centro de Educação Especial Inclusiva (CREI)

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Publicado

2025-01-12

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

ANA. PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: IMPORTÂNCIA NA EFETIVAÇÃO DA MODALIDADE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS REGULARES. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D6 01–22, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14634919. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3156. Acesso em: 3 ago. 2025.