COTIDIANO, MEMÓRIA E FAMÍLIA

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA SOCIAL PARA A INOVAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Alethéia Paula Lapas Prado
  • Renata Aparecida da Silva

Palavras-chave:

Ensino de História, Novas metodologias, História Social

Resumo

O grande desafio metodológico dos professores de História na atualidade é buscar novos objetos de análises, valorizar novos atores históricos e elencar temáticas que despertem a curiosidade pelo aprendizado do saber histórico em nossos jovens estudantes. Para isso, é fundamental a pesquisa constante por novos métodos e temáticas para o ensino de História. A inserção de novos objetos permite ao professor ir além dos temas tradicionais, criando significações para o aprendizado dos seus alunos. Nosso objetivo através desse artigo é demonstrar ações que possam aproximar o saber histórico elaborado em sala de aula com as experiências de vida dos educandos, para tanto, desenvolvemos uma proposta de trabalho que aborda o eixo temático cotidiano, memória e família numa perspectiva de análise comparativa entre passado e presente e as mudanças e permanências nas práticas humanas ao longo desses tempos distintos. Através do referido eixo temático, pretende-se que os estudantes compreendam que todos somos atores históricos e nossas ações contribuem para a formação de uma identidade coletiva e de uma sociedade consciente e crítica.

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Biografia do Autor

  • Alethéia Paula Lapas Prado

    Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia.

    Educadora do Ensino Fundamental

  • Renata Aparecida da Silva

    Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

    Educadora do Ensino Fundamental

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Publicado

17-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRADO, Alethéia Paula Lapas; SILVA, Renata Aparecida da. COTIDIANO, MEMÓRIA E FAMÍLIA: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA SOCIAL PARA A INOVAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 5, n. 9, 2015. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/98. Acesso em: 23 ago. 2025.