Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL)

Authors

  • Lívia Fernanda Vieira Faculdade Integrada Tiradentes
  • Leconte de Lisle Coelho Junior Universidade Federal de Alagoas

Keywords:

Desenvolvimento cognitivo, criança, descentração

Abstract

O desenvolvimento cognitivo de uma criança na faixa etária de 7 a 11 anos apresenta, como uma de suas características, a descentração conforme a psicologia genética indica. Neste artigo, apresentam-se alguns dados de uma pesquisa experimental relacionada com testes piagetianos. A coleta de dados baseou-se em testes de massa de modelar e quantidades líquidas. A amostra utilizada foi composta por 34 alunos, tanto de escolas públicas (N= 22) quanto de particulares (N= 12) do município de Maceió (AL), cuja faixa etária variou entre 7 e 9 anos de idade. A análise dos dados firma-se na psicologia do desenvolvimento cognitivo de orientação piagetiana, pela qual se buscou a confirmação das hipóteses sobre a descentração ser um processo de ampliação do conhecimento a partir de experiências psicossociais anteriores. Concluiu-se que, após a observação dos testes aplicados, o resultado não foi comprovado de acordo com o que a teoria cognitiva de Jean Piaget afirma, isto é, o reconhecimento da conservação de quantidades em massas de modelar e de substâncias líquidas, nesta faixa etária, não foi observado na amostra testada. Apesar disto, o resultado desta pesquisa não deve ser generalizado para outras amostras, haja vista as suas intrínsecas particularidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-12-24

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL). (2012). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 2(3). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/323

Similar Articles

81-90 of 177

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)