AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAH

Autores/as

  • Andréia Alves Moura Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa
  • Heleno Pereira Nunes Serra Talhada-PE

Palabras clave:

TDAH., Representações Sociais. Enfrentamento.

Resumen

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição comportamental caracterizada por um padrão persistente de hiperatividade, desatenção e impulsividade. Tendo em vista a complexidade do quadro e sua relação direta com o processo de escolarização, o conhecimento do TDAH entre professores é fundamental para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem e das dificuldades associadas a ele. Esta pesquisa busca compreender as Representações sociais (RS) dos professores do primeiro ano do ensino fundamental do município de São José do Belmonte sobre TDAH, no sentido de minimizar seus impactos em níveis individuais e coletivos. Esta pesquisa nos possibilitou discorrer sobre a importância da inserção de novas especialidades no âmbito educacional, entre elas o profissional de psicologia. Foram entrevistadas 15 professoras da rede municipal de São José do Belmonte-PE que aceitaram participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram coletados em novembro de 2014 através da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), visando emergir associações relativas à opinião dos professores diante das seguintes questões: Atenção é...; Hiperatividade é...; Déficit é...; Transtorno é... Os dados foram examinados com base no software EVOC, organizados de acordo com a técnica dos quatro quadrantes de Vergès e analisados por meio da Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric (2003). Muitos professores admitem ter limitações para atuar com crianças com o TDAH por não ter conhecimento teórico suficiente para discorrer com propriedade sobre o assunto, no entanto, a prática lhe permite adaptar sua metodologia às necessidades do dia a dia.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Andréia Alves Moura , Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa

    Psicóloga, Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa, Especializando em Terapia Cognitiva Comportamental pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa. São José do Belmonte-PE

  • Heleno Pereira Nunes , Serra Talhada-PE

    Especialista em Desenvolvimento Infantil - Universidade Vale do São Francisco – 2018

    Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2009 - 2012). Especialista em Psicologia Clínica de Orientação Psicanalítica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP (2009 -2010)

    Serra Talhada-PE

Publicado

2019-08-06

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade

Cómo citar

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAH. (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 298-313. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/547

Artículos similares

111-120 de 125

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.