A CRÍTICA AO CONCEITO DE “GESTÃO” COMO ESTRATÉGIA PARA A EMANCIPAÇÃO ESCOLAR.
Palabras clave:
Gestão escolar, Autocrítica, Poder, EmancipaçãoResumen
A gestão escolar como um tema recorrente nas discussões pedagógicas na maioria das vezes se restringe às reflexões e atuações sobre núcleos específicos da escola, como a diretoria e a coordenadoria que paradoxalmente contrasteia com um jargão (ético e moral, ao professarmos) que convencionamos chamar de “gestão democrática”. A ideia de unir o conceito de gestão com o de democracia abre um campo de reflexão, ética e política, muito complexo e muito interessante para quem se propõe pensar alternativas para a educação. Entretanto, o presente artigo busca através de um deslocamento conceitual da filosofia francesa – notadamente com Althusser e Foucault – e a sociologia crítica – sobretudo as análises de Magda Soares –, ressaltar a influência social no interior da escola (portanto, dessa gestão), denunciando um possível caráter reprodutivista e refletir sobre uma possível rede de poder como forma de maior participação e emancipação do espaço escolar. Com isso, uma crítica ao conceito vago de “gestão democrática” tem por intuito reconceituar, ou seja, reconstruir o conceito de forma mais ampla, recusando uma básica e simplista definição de uma gestão tida como um núcleo capaz de criar e dar cumprimento aos projetos políticos-pedagógicos da escola, denunciando, portanto, seu caráter, na realidade, não-democrático.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.