HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PONTO DE PARTIDA PARA CRIAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Palavras-chave:
História da Matemática, Formação de Professores de Matemática, Práticas Pedagógicas e História da Matemática, Ensino de MatemáticaResumo
Este estudo apresenta algumas relações sobre a importância da abordagem da História da Matemática e de sua natureza como base para criação de práticas pedagógicas para o Ensino Básico, a fim de colaborar para a construção do conhecimento do futuro docente e, posteriormente, do estudante. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica gerando dados a partir de buscas nas plataformas da CAPES, Scielo e Google Acadêmico, utilizando as expressões: História da Matemática, Formação de Professores de Matemática, Práticas Pedagógicas baseadas em História da Matemática. O corpus teórico foi constituído com base em 8 estudos dos quais emergiram 3 categorias pelo método da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Para que o professor pudesse criar práticas pedagógicas baseadas na construção do conhecimento desde uma perspectiva histórica, seria importante que ele tivesse essa desde sua formação. Os resultados indicam que conhecer aspectos da História da Matemática e sua natureza é importante para a formação docente ampliando sua visão acerca desse conhecimento. O que pode influenciar na criação de práticas pedagógicas que possam levar o estudante a aprender a pensar logicamente, identificar padrões dentre outros saberes relacionados ao pensar matemático.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.