O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências estão informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Autores(as) não incluem seus dados de identificação no texto, cientes de que estes serão incluídos quando houver aprovação.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES PARA O PREPARO E ENCAMINHAMENTO DE TEXTOS

 

MÁXIMO DE 3 AUTORES(AS) POR TEXTO

Ao menos um(a) autor(a) deve ser mestrando(a), mestre, doutorando(a), doutor(a) ou docente vinculado(a) a um ou mais programas de pós-graduação.

 

I. Diagramação do texto

Todas as margens do texto devem ter 2,5 cm. Fonte: Book Antiqua, tamanho 12 para texto, 11 para citações recuadas e 10 para notas de rodapé, espaço 1,5. Parágrafos devem ser iniciados com recuo de 1,25 cm (1 TAB), exceto os parágrafos dos resumos.

 

II. O texto deve manter a sequência e formatação a seguir:

a) Título do trabalho em português;

b) Título do trabalho em língua estrangeira;

c) Resumo em português com até 150 palavras;

d) Palavras-chave em português: mínimo 3 e máximo 5.

e) Resumo em língua estrangeira com até 150 palavras;

f) Palavras-chave em língua estrangeira: mínimo 3 e máximo 5.

Autores(as) não devem se identificar no texto. A inclusão dos dados de autoria será realizada quando o texto for aprovado.

 

III. Especificidades por gênero textual:

Artigos e Relatos: é obrigatório haver pelo menos três divisões referentes à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão. Essas divisões podem ter quaisquer subtítulos, desde que o conteúdo tenha relação com elas. Artigos - até 20 páginas, incluindo as referências; Relatos - até 15 páginas, incluindo as referências.

 

Durante o texto é essencial:

a) usar sistema autor-data;

b) inserir notas de rodapé apenas quando relevantes;

c) que citações com até três linhas fiquem entre aspas no próprio corpo do texto;

d) que citações com mais de três linhas sejam recuadas em 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 11;

e) que tabelas e gráficos estejam com fonte tamanho 11 e tenham legendas com fonte tamanho 10;

f) evitar jargão extremamente técnico ou, quando este for necessário, fazê-lo vir acompanhado de uma breve explicação.

g) que as Referências, apresentadas conforme as normas da ABNT, contenham apenas aquelas que constam no corpo do texto. Todos os hyperlinks devem ser removidos.

 

Ensaios: podem ser ou não divididos. O número de divisões fica a critério do autor. Máximo de 15 páginas, incluindo as referências (se houver, pois não são obrigatórias).

 

Resenhas: sobre livros lançados há no máximo 2 anos, que tratam teoricamente sobre dramaturgia ou teatro, ou ainda lançamento (ou relançamento) de livro ou coleção com obra dramatúrgia. Recomenda-se texto entre 3 e 5 páginas.

 

Entrevistas: após breve texto de apresentação sobre o entrevistado e o entrevistador, deve-se usar o formato de perguntas e respostas, usando as iniciais dos nomes das pessoas. Máximo de 10 páginas, incluindo a apresentação sobre o(s) entrevistado(s) e o(s) entrevistador(es).

 

Traduções: após texto de apresentação, o texto original e a tradução devem seguir o formato: Rubricas em itálico; nomes dos personagens que precedem falas destacados em maiúsculas e seguidos de dois pontos. Não centralizar falas (mantê-las justificadas). Até 15 páginas, incluindo a apresentação sobre o texto original e a abordagem da tradução.

 

Peças curtas: após texto de apresentação, o texto original e a tradução devem seguir o formato: Rubricas em itálico; nomes dos personagens que precedem falas destacados em maiúsculas e seguidos de dois pontos. Não centralizar falas (mantê-las justificadas). Máximo de 15 páginas, incluindo a apresentação sobre o texto original.

 

IV. Inclusão de imagens

Se no trabalho houver a inclusão de imagens, no corpo do texto deverá ser anotado "INSERIR IMAGEM 1", "INSERIR IMAGEM 2" (usar destaque em cor) e assim por diante, de acordo com o número de imagens. Os arquivos contendo as imagens deverão ser submetidos na plataforma no campo Informação Suplementar com o título correspondente (por exemplo, IMAGEM 1, IMAGEM 2). 

 

Havendo dúvida em relação ao processo de submissão, encaminhar e-mail para revistadramaturgiaemfoco@gmail.com

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.