Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Atenção para autores que submeteram seus artigos na antiga versão! Lembramos que todos os artigos serão transferidas para este portal. Utilize este link para acessá-los:

(http://periodicos2.univasf.edu.br/index.php/revasf/)

1. FOCO E ESCOPO

Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco é uma revista voltada para a área da educação, porém de forma interdisciplinar. É uma publicação quadrimestral (abril, agosto e dezembro). Trata-se de uma Revista aberta a difusão, aos intercâmbios e aos debates de interesse da comunidade acadêmica, científica e da comunidade em geral. Está ligada ao Grupo de Pesquisa Educação e Desenvolvimento e a Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf. Tem parcerias com o programa de Mestrado em Psicologia, da Univasf e com o Programa de Mestrado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco - UPE (campus Petrolina). 
Publica trabalhos relacionados com os temas interdisciplinares da educação em língua portuguesa, inglesa, francesas e espanhola. Os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

Os trabalhos publicados em anais de eventos não são aceitos. Contudo, caso o manuscrito submetido seja ajustado de modo a caracterizar uma re-escrita, os editores podem validar a submissão. Neste caso, é exigência que seja informado a versão publicada nos anais com a referência do link do trabalho no campo “comentários para o editor” no sistema de submissão.

A Revasf faz parte do Portal de Periódicos Capes, Portal SEER, Diadorim, Google Scholar, LivRe - Revista de livre acesso, Latindex, Portal openAIRE, Apache Open Archives, OAJI Open Academic, Journals Index, Ibict OASISBR, REDIB, JF4, Base e LatinREV.

Os manuscritos podem ser publicados em português, espanhol, inglês e francês. Os manuscritos em língua portuguesa devem vir acompanhados de resumo em português, em inglês e em espanhol ou francês. Os trabalhos em língua inglesa, espanhola e francesa devem vir acompanhados do resumo em português e, obviamente, na outra respectiva língua, além do inglês. Ou seja, todos os manuscritos devem vir com TRÊS RESUMOS NAS RESPECTIVAS LÍNGUAS.


2. NORMAS EDITORIAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVASF

 2.1 Serão publicados trabalhos inéditos, relacionados com a área da Educação, apresentados conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor.

2.2 Serão aceitos, para análise com vistas à publicação, trabalhos de docentes, discentes, pesquisadores, bem como profissionais de outros espaços educativos (movimentos sociais, escolas, organizações não governamentais, entre outros).

2.3 Cada manuscrito encaminhado será objeto de apreciação pelo Comitê Científico (avaliação entre pares e duplo cego), que decidirá pela aprovação ou não do trabalho.

2.4 Todos os manuscritos enviados para a Revasf serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista e decide por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia.

   2.4.1 Antes dos manuscritos serem aceitos para avaliação, passarão por um crivo feito pela equipe editorial no sentido de verificar se atendem aos pré-requisitos básicos de modo a seguir com o processo de submissão (tema ligada a área de Educação, manuscrito anônimo, título, resumo e palavras chaves em português, em inglês e espanhol ou francês, além dos formatos definidos na política editorial da Revasf). É facultada a equipe editorial não dar feedbacks (explicando e apontando as possíveis incoerências) aos autores quando da rejeição do manuscrito nessa fase.

2.5 Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de análise dos trabalhos apresentados.

2.6 Os autores serão informados, por e-mail, da aceitação ou não do trabalho para publicação.

2.7 Os manuscritos deverão ser submetidos diretamente no portal da revista (http://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf) em arquivo compatível (Word). 

2.8 Cabe ao Conselho Editorial da Revista decidir pela oportunidade e publicação dos trabalhos aprovados pelo Comitê Científico.

2.9 A Revasf reservar-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou coautoria) em intervalos inferiores a um ano.

2.10 A política de ética de publicação da Revista: i) obedecem as resoluções 466/12 e 560/16 do Conselho Nacional de Saúde, que estabelecem as normas regulamentadoras sobre pesquisas, envolvendo seres humanos; ii) procede ao envio para o (s) autor (es) do parecer conclusivo do artigo.

2.11  A apreciação do manuscrito pelos pareceristas reside na consistência do resumo (apresentando, necessariamente, objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e resultados); consistência interna do trabalho (com relação ao objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e aos resultados); consistência do título (com relação ao conhecimento produzido); qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à densidade analítica, evidências ou provas das afirmações apresentadas e ideias conclusivas); relevância científica (com relação aos padrões de uma pesquisa científica); originalidade do trabalho (com relação aos avanços da área de Educação) e adequação da escrita à norma culta da língua que o artigo foi escrito.

2.12  Se necessário, o manuscrito aprovado será submetido a pequenas correções, visando à melhoria do texto.

2.13  Cada manuscrito poderá ter no máximo 5 (cinco) autores. Quando justificado, o artigo poderá ter mais autores.

2.14  A partir da edição "setembro-dezembro /2019" estaremos seguido, rigorosamente, o limite de 20% para a taxa de endogenia por edição (autores oriundos da Revasf). Caso haja excedente, os autores oriundos da Univasf com artigos aceitos serão escalonados para futuras edições. Esta medida visa à adequação da política editorial aos padrões de avaliações.

2.15  Segue link que pode orientar o processo de submissão de manuscritos:

https://www.youtube.com/watch?v=48zu5CFCyXA&list=PL3TiJNJrTqRcrPaOXW3XH9D1qwFrveaGC&index=3

Nesta etapa detalhamos uma forma submissão de um artigo "por dentro" do OJS, conclui-se que e necessário ter o cadastro dos autores para uma maior praticidade.

2.16 Tipos de colaboração aceitos:

A. Estudo empírico (submeter em "artigo"): Relato de pesquisa original com descrição de objetivos, método, resultados e discussão. A discussão dos resultados deve incluir limitações do estudo e possíveis implicações.

B. Revisão de literatura (submeter em "artigo"): Síntese e revisões críticas de pesquisas já publicadas (meta-análises e revisões sistemáticas da literatura). O estudo deve descrever procedimentos metodológicos de busca e análise da literatura revisada.

C. Estudo teórico/conceitual (submeter em "artigo"): análise original sobre teorias ou conceitos da Psicologia, visando problematizar reflexões ou teses de uma literatura específica em direção ao seu refinamento teórico.

D. Relato de experiência/estudo de caso (submeter em "relatos de experiências"): artigo original sobre descrição de procedimentos e estratégias de intervenção com indivíduos, grupos, comunidades ou organizações. Deve apresentar e discutir resultados obtidos e possíveis implicações para prática profissional.

E. Resenhas (submeter em "resenha"): resenhas de livros e obras que tenham significativa relevância acadêmica, seja pelo seu inetidismo, originalidade ou pertinência.

 

3. SOBRE A FORMATAÇÃO

• Fonte: ARIAL
• Tamanho: 12; 
• Espaço: 1,5; 
• Margens: superior e esquerda: 3 cm; direita, e inferior: 2 cm; 
• Alinhamento: justificado; 
• Títulos de seções: Utiliza-se 01 (um) espaço de 1,5 entre o título do tópico e o texto. Entre o texto do tópico anterior e o título do subsequente, usar 02 (dois) espaços 1,5.
• Citação justificada e iniciando com 4 cm, tamanho da fonte 10; 
• Mínimo de 10 e máximo de 25 páginas  (na versão da submissão). Devem ter apresentação de acordo com a NBR 6022 da ABNT, 2003 e 2018 (exceto para alguns itens descritos logo abaixo e sinalizados com *).
• Formato: DOC ou DOCX (Microsoft Word)

Palavras em língua estrangeira (em relação a língua original do manuscrito) deverão ser marcadas em itálico. Caso o autor deseje destacar uma frase sua, essa deve ser sublinhada. O negrito não deve ser utilizado em nenhuma hipótese.

4. SOBRE A ORGANIZAÇÃO

Deve seguir minimamente o padrão informado abaixo.

TÍTULO
• Deve ser claro e conciso, com letras maiúsculas, centralizado no alto da página, com no máximo 180 caracteres, em negrito e espaço simples. Título também em inglês, espanhol ou francês.

AUTOR(ES) 
• Colocado(s) somente após a análise do trabalho;
• Na submissão inicial do trabalho, os nomes dos autores e seus respectivos dados deverão ser OMITIDOS. Esses dados serão acrescentados apenas depois da avaliação por pares, e antes de seguirem para revisão de português (ou da respectiva língua) e layout.
• Depois da avaliação inicial, os dados do(s) autor(es)¹ deverá (ão) ser acrescentados ao texto. Deverão estar alinhado(s) no lado direito da página (nome completo do autor, endereço de e-mail e ou endereço do currículo Lattes, instituição a que está vinculado), com um nome abaixo do outro (espaço simples entre os autores), sendo o primeiro nome o do autor principal. Deve ser localizado abaixo do título, com distância de 3 espaços simples.

CREDENCIAIS DO(S) AUTOR(ES)
• Nome completo, e-mail, título e instituição de vínculo, nessa ordem.

Exemplo: 
Nome completo
soil@univasf.edu.br
Doutor em Educação
Universidade Federal do Vale do São Francisco

RESUMO E PALAVRAS-CHAVES
• Entre 100 e 300 palavras, digitadas em espaço simples e em parágrafo único. Deve apresentar introdução, objetivos do estudo ou pesquisa, seus procedimentos básicos, metodologia, as principais descobertas ou resultados e as conclusões. 
• Caso se aplique, inserir o protocolo de aprovação emitido pelo comitê de ética e CAAEE
• Abaixo do resumo põem-se as palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco) que devem identificar o objetivo do texto (separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto).
• Deverão ser apresentadas abaixo do resumo (um espaço simples), antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

• Versão em inglês, espanhol ou francês do resumo e das palavras-chave. Deve seguir o mesmo padrão das orientações anteriores.

INTRODUÇÃO
• Deve apresentar: o assunto, os objetivos, a metodologia, a justificativa e importância da pesquisa/relevância do tema, contribuições que poderão oferecer o trabalho e forma como está estruturado o texto. Cabe também, se for o caso, a parte teórica do trabalho

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (quando for o caso e de acordo com o tipo de manuscrito)
• Descrição de material, método e técnica (se pertinentes) utilizados para obtenção e análise dos dados, o local e o período;
• Se a pesquisa envolve seres humanos e animais, fazer referência de aprovação do projeto no Comitê de Ética, bem como a indicação dos procedimentos éticos adotados no corpo do texto. Além disso, a partir de 27 de agosto de 2015, será obrigatório anexar (em documentos completares no processo de submissão do artigo) o comprovante de aprovação do Comitê de Ética, quando for o caso.

RESULTADOS E DISCUSSÃO (quando for o caso e de acordo com o tipo de manuscrito)
• Resultados e discussão de forma escrita, através de tabelas, gráficos, quadros, depoimentos, de acordo com o que mostram a pesquisa e as análises. “Confrontar” os resultados obtidos com os dados da literatura, efetuando interpretações comparações críticas ou contrastes.

• O autor tem a opção de colocar a seção dos "resultados" separada da seção da "discussão".

CONCLUSÕES / CONSIDERAÇÕES FINAIS (quando for o caso e de acordo com o tipo de manuscrito)
• Consistem na exposição dos resultados mais importantes e respectivas sínteses interpretativas, escritas com objetividade, clareza e concisão. 

CITAÇÕES

• Caso seja possível, trazer alguma referência de outros manuscritos publicados na Revasf  (esta sugestão destina-se a obtenção de estatísticas e a reposta não será considerada no cálculo da avaliação do manuscrito);

- Citações: NBR 10520 (atualizada em julho/2023)
A indicação de autoria de citação com mais de três autores pode ser reduzida no texto com a expressão et al..

No texto:

(Araújo; Magnus; Selbach; Debastiani; Handke, 2021)

OU

(Araújo et al., 2021)

Nas referências:

ARAÚJO; Débora Kraemer de; MAGNUS, Ana Paula Medeiros; SELBACH, Clarissa Jesinska; DEBASTIANI, Aline Matte; HANDKE, Fernanda Becker. O papel social das bibliotecas universitárias: iniciativas da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS. Páginas a&b, Porto, série 3, n. 16, p. 97-118, 2021. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10887/10175. Acesso em: 29 jun. 2023.

A indicação de autoria pessoa física, dentro dos parênteses, deve ser feita em letras maiúsculas e minúsculas.

Exemplos: (Alves, 2005, p. 34)

A indicação de autoria jurídica, dentro dos parênteses, deve ser feita pela sigla ou nome completo, em letras maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se que as siglas sejam grafadas em letras maiúsculas.

Exemplos:

(PUCRS, 2023)

(Organização das Nações Unidas, 2023, p. 15)

- A indicação de autoria governamental, dentro dos parênteses, deve ser feita pela jurisdição ou nome do órgão superior, em letras maiúsculas e minúsculas.

Exemplos:

(Rio Grande do Sul, 2020)

(Banco Central do Brasil, 2023)

- Para citações de documentos digitais que tiverem localizador ao invés de página (e-books, por exemplo), convém indicar a posição exata da menção.

Exemplo:

(Carvalhal; Bernardes, 2015, local. 194)

- O ponto final deve ser utilizado para encerrar a frase e não a citação.

Exemplo:

“Estes espaços têm o objetivo de promover a cultura e ofertar ambientes confortáveis para momentos de descanso e lazer na jornada acadêmica” (Kraemer et al., 2022, p. 8).

- Nas instruções de citações utilizando o sistema numérico, há exemplos de documentos paginados.

Exemplos:

Conforme Kraemer, Selbach e Silveira “As reuniões de trabalho realizadas presencialmente foram migradas para a forma on-line, por videoconferência” (5, p. 11).

OU

Conforme Kraemer, Selbach e Silveira “As reuniões de trabalho realizadas presencialmente foram migradas para a forma on-line, por videoconferência” 5, p. 11.

Referências: NBR 10520

Colocar, nas referências, todos os autores com seus nomes completos (não usar "et al.").
Repetir o nome completo do autor nas referências quando aparecer mais de uma vez (não usar o traço);

 Citar todas as bibliografias contidas no artigo, seguindo a ordem alfabética do sobrenome dos autores, dentro das normas da ABNT (NBR 6023, 2018)
Exemplos:

ALVES, Magda. Como escrever teses e monografias: um roteiro passo a passo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
ARAÚJO, John Fernando. Como ler um artigo científico. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2005.
FERRÃO, Romário Gava. Metodologia Científica para iniciantes em pesquisa. 2. ed. rev. e atual. Vitória, ES: Incaper, 2005.
KAYPER, Bárbara. Cheklist para avaliação de artigo científico. Disponível em: http://www.ufv.br/dbv/pgfvg/BVE797/checklistartigo_cientifico.htm . Acesso em: 21 out. 2005.

TEMPLATE (Artigo - BASTA BAIXAR O ARQUIVO - NÃO PEÇA PARA COMPARTILHAR):

https://docs.google.com/document/d/1mD-5VWBDFqljXfyk2ukTII9Ct2CidVtZ/edit?usp=sharing&ouid=101035519056320756591&rtpof=true&sd=true

 Observações adicionais:

• Ao direcionar a pesquisa para um futuro, sugerir um aprofundamento na pesquisa.
• As partes devem estar articuladas, coesas (apesar disso, por outro lado, contudo, Outro aspecto a destacar, Cabe ressaltar ainda, etc.).

O(s) autor(es) deve(m) apresentar uma declaração de que o artigo é, realmente, original e inédito. Na declaração deve constar o número do registro do ORCID (Open Researcher and Contributor ID) de todos os autores do artigo obtido no site https://orcid.org/.

Deixar resgistrada a observação ou apresentar, em anexo, declaração de que o artigo não se configura como plágio, conforme o modelo abaixo (para o caso de declaração):
“Em cumprimento ao que regulamenta a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e a Lei nº 12.853, de 14 de agosto de 2013, DECLARO que o artigo submetido à Revista Revasf (citar o nome do artigo submetido)  é de minha autoria e não viola os direitos autorais, conforme o Art. 184 do Código Civil Penal, Lei 10.406/2002. Local e data. Assinatura do(s) autor(es)”.


5. SOBRE RESENHAS

• Referência bibliográfica (autor (es), título (subtítulo), imprentas (local da edição, editora, ano), número de páginas, ilustrações (tabelas gráficos, fotos, etc.);
• Credenciais do autor (Informações gerais sobre o autor);
• Resumo da obra (Resumo detalhado das ideias principais);
• Conclusão do autor;
• Quadro de referência do autor (modelo teórico);
• Apreciação
• Julgamento da obra (autor e escolas/correntes científicas e circunstâncias);
• Mérito da obra (contribuição); 
• Estilo (linguagem); 
• Forma - originalidade e equilíbrio na disposição das partes; 
• Indicação da obra (a quem a obra é direcionada).
• Não serão aceitas resenhas de capítulos de livros, somente de obra completa;
• Máximo de 5 páginas.

TEMPLATE (Resumo - BASTA BAIXAR O ARQUIVO - NÃO PEÇA PARA COMPARTILHAR):

https://docs.google.com/document/d/1B-94EO3udmHj0_BvrKM1vleO0IEB0kbD/edit

6. SOBRE LIMITES

A soma dos tamanhos de todos os arquivos não deve superar 1MB, limite para o correto funcionamento na plataforma SEER.


7. APÓS APROVAÇÃO DO MANUSCRITO

Uma vez o manuscrito sendo aprovado, mas havendo demanda de correções e ou revisões, o(s) autor(es) terá(ão) um PRAZO de envio da versão final de até 20 dias contados a partir da notificação.

Os manuscritos aceitos só serão publicados mediante revisão feita por revisores profissionais formados em Letras e ou em Jornalismo.  Os custos dessa revisão serão negociados diretamente entre autores e revisores.

Após revisão o(s) autor(es) deve(m) enviar, por e-mail e via sistema da Revasf, o manuscrito revisado acompanhado por uma declaração de conclusão feita pelo revisor. Caso a equipe editoral observe problemas em relação a ABNT e a erros textuais, mesmo depois de ter passado por revisão, o autor pode ser demandado a efetivar nova revisão do manuscrito. 

Para facilitar a busca, segue aqui uma lista de revisores disponibilizada pela revista:

ANA PATRICIA FREDERICO SILVEIRA 
Telefone celular: (87) 99682- 6536
E-mail: anapatricia3@hotmail.com

NOILI DEMAMAN 
Fones (51) 991462500 (WhatsApp) (51) 3312 2595
E-mail: noili@textualassessoria.com.br

ROBERTO REMÍGIO FLORÊNCIO
Fone: (87) 98853-7110

E-mail: roberto.remigio@ifsertao-pe.edu.br

EDILANE FERREIRA

Fone: (74) 98801-7620

E-mail: edilaneferreira@msn.com

8. ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Tenho ciência que o conteúdo apresentado terá duas verificações antiplágio conforme informado nas Políticas Editoriais

8.1 Declaração de Direito Autoral

Os autores declaram, para todos os fins de direito, tem a responsabilidade pelo conteúdo na íntegra do conteúdo submetido para publicação, não havendo, portanto, a ocorrência de plágios.

8.2 Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

8.3. ABNT 6023 – 2018 atualizações

Ilustrações

Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título.

Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) conforme a ABNT NBR 10520, legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Tipo, número de ordem, título, fonte, legenda e notas devem acompanhar as margens da ilustração.

EXEMPLO

Mapa 1 – Fronteiras do Brasil

Fonte: IBGE (2016)

Tabelas (não negritar no manuscrito)

Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, e padronizadas conforme as Normas de apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), de acordo com a ABNT NBR 10520.

QUALIS/CAPES:

Para o "Novo Qualis": B1 (seguindo a política do novo Qualis, essa classificação para para todas as áreas

Para o "Qualis 2013 - 2016":

– Área de Ensino: B1

- Área de Educação: B3

– Área Interdisciplinar: B4

- Área de Medicina Veterinearia: B5

- Área de Ciências Agrárias I - B5

– Área de Psicologia: B4

– Área Interdisciplinar: B4

– Árera de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo: B4

– Área de Materiais: B5

 

9. CADASTRO DE USUÁRIO COMO AVALIADOR DE MANUSCRITOS DA REVASF:

9.1 Só é permitido o cadastro de usuários como AVALIADOR na condição de DOUTOR. Os demais cadastros (leitor e autor) não existem retrições em termos de titulação.

Obs. Excepcionalmente, os editores da Revasf poderão cadastrar usuários como avaliadores sem a titulação de doutorado (isso para atender especificifdades da área de avaliação).

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs(endereço de internet) para as referências foram informadas quando possível e estão completas.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e não contém os nomes dos autores.

Artigos

Política padrão de seção

Relatos de Experiências

Relata experiências profissionais ou descrevem atividades de interesse para os leitores, quer tenham sido bem ou mal sucedidas, contribuindo com o desenvolvimento de práticas profissionais e ou evitando que outros pesquisadores repitam idêntica trajetória no caso de experiências sem êxito.

Resenhas

Produzido por convidados requisitados pelo Comitê editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Atenção para autores que submeteram seus artigos na antiga versão! Lembramos que todos os artigos serão transferidas para este portal, utilize este link para acessá-los:

(http://periodicos2.univasf.edu.br/index.php/revasf/)