DOSSIÊ: Dramaturgia brasileira no século XX: teatro, sociedade e contextos políticos
Este dossiê convida pesquisadores e pesquisadoras a refletirem sobre a dramaturgia brasileira do século XX a partir de suas múltiplas relações com os contextos histórico, político e social, interpretando o teatro como parte de um movimento dialético entre estética e realidade, forma e conteúdo, arte e sociedade.
A proposta é reunir análises que não apenas discutam obras e dramaturgos específicos, mas que também examinem as condições materiais e ideológicas que possibilitaram o surgimento de determinadas formas dramatúrgicas, os espaços de representação e recepção, as estratégias de resistência cultural e as transformações no fazer teatral diante das conjunturas políticas e econômicas do país.
Os artigos submetidos podem abordar, entre outras possibilidades:
- A relação entre dramaturgia e movimentos sociais, analisando como o teatro se posicionou diante de questões como direitos civis, lutas trabalhistas, opressão estatal e desigualdades estruturais;
- O impacto das mudanças políticas no desenvolvimento de novas linguagens dramatúrgicas, considerando momentos de repressão, como a ditadura militar e a ditadura Vargas, e de reconfiguração democrática;
- A inserção do teatro brasileiro no circuito global, explorando trocas artísticas, apropriações e resistências às influências estrangeiras;
- A presença do popular na dramaturgia nacional, investigando o diálogo entre teatro e manifestações culturais tradicionais ou emergentes;
- Estudos sobre dramaturgos clássicos brasileiros do século XX, revisitando suas obras à luz de novos olhares críticos e contextuais;
- O desenvolvimento de novas dramaturgias elaboradas por grupos teatrais, coletivos e movimentos experimentais ao longo do século XX;
- A dramaturgia brasileira de raízes populares e sua relação com manifestações culturais regionais, como o teatro de rua, o bumba-meu-boi, os autos populares, as pantomimas, entre outros;
- Estudos e análises sobre a contribuição da dramaturgia escrita por mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+, povos originários e demais sujeitos que foram historicamente marginalizados, apagados ou subalternizados pela historiografia oficial. A proposta considera os diferentes caminhos trilhados, as influências que moldaram suas obras e os desafios enfrentados para que seus textos fossem encenados, publicados e reconhecidos;
- A produção dramatúrgica regional, destacando autores e tradições de diferentes partes do Brasil, muitas vezes marginalizados ou negligenciados devido à supervalorização dos espetáculos do eixo Rio-São Paulo;
- As especificidades dos contextos culturais das diversas regiões brasileiras e suas influências na produção dramatúrgica, considerando aspectos históricos, econômicos e sociais;
- O papel do teatro no tensionamento de discursos normativos, seja na questão de gênero, raça, classe ou sexualidade e suas formas de contestação;
- As relações entre dramaturgia e crítica teatral, considerando os embates entre estéticas dominantes e experimentações marginais ao longo do século; e
- Estudos de caso sobre dramaturgos, peças e movimentos teatrais, analisando-os dentro do fluxo das contradições históricas que moldaram suas produções.
O dossiê Dramaturgia brasileira no século XX: teatro, sociedade e contextos políticos busca, portanto, reunir reflexões que compreendam o teatro não como um fenômeno isolado, mas como parte de uma totalidade em movimento, na qual as obras dramatúrgicas, além de expressarem sua época, também a modificam.
Convidamos pesquisadores a propor leituras que, a partir de uma abordagem crítica e historiograficamente fundamentada, contribuam para o entendimento do teatro brasileiro em sua complexidade estética e política.
Podem ser submetidos artigos, ensaios, entrevistas e peças em domínio público (essas últimas devem estar revisadas e acompanhadas de uma apresentação crítica).
O período para submissão é de 01/04/2015 até 30/09/2025.
Responsáveis pelo Dossiê:
Prof. Dr. Luiz Campos (UNESP)
Prof. Dr. Luis Marcio Arnaut de Toledo (USP)
FLUXO CONTÍNUO: A Dramaturgia em foco aceita, a qualquer tempo, a submissão de textos fora da chamada do dossiê para as seguintes seções: Artigos, Relatos, Ensaios, Peças curtas, Entrevistas e Peças em domínio público.
A seção Peças em domínio público é destinada à publicação de obra dramatúrgica que possa ser publicada sem autorização (de autor/a, editora, etc.) precedida de texto de apresentação de especialista sobre essa obra, seu/sua autor/a, o contexto histórico e outras informações que forem pertinentes ao/à especialista.