Transformações no teatro japonês do final do século XIX e início do século XX
o processo de consolidação do shingeki
Palavras-chave:
Teatro japonês, shingeki, literatura japonesa, era Meiji, era TaishōResumo
Em 2024, completam-se cem anos da inauguração do Tsukiji Sh?gekij? (Pequeno Teatro Tsukiji), marco de consolidação do teatro moderno japonês. Este, grosso modo, pode ser entendido como o teatro que tem a dramaturgia europeia como paradigma e recebeu a denominação de shingeki (teatro novo). A implementação do shingeki, no entanto, não foi rápida ou fácil, sendo envolta de inúmeros debates e polêmicas. Este trabalho tem por objetivo apresentar o panorama e traçar considerações sobre o processo de transição ocorrido no Japão do teatro tradicional kabuki para o shingeki. Às vésperas de uma efeméride relevante para as artes cênicas japonesas, este trabalho espera dar sua contribuição para que este tema ainda pouquíssimo estudado no Brasil ganhe maior visibilidade e novos olhares.
Referências
BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
HALFORD, Aubrey S.; HALFORD, Giovanna M.. The kabuki handbook. Tokyo: Charles E. Tuttle Company, 1965.
HATA, Ikuhiko. Continental expansion, 1905-1941. In: JANSEN, Marius B. (Ed.). Cambridge history of Japan. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. v. 6. p. 271-314.
HIRAKAWA, Sukehiro. Japan's turn to the West. In: JANSEN, Marius B. (Ed.). Cambridge history of Japan. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. v. 5. p. 432-498.
KATO, Shuichi. A history of Japanese literature: from Man’y?shu to modern times. Richmond: Japan Library, 1997.
KEENE, Donald. Dawn to the West. Japanese literature of modern era. Poetry, Drama, Criticism. Nova York: Henry Holt and Company, 1984.
KIKUCHI, Kan. Bundan Ny?mon Sekai Bungaku Annai. Tokyo: Takasu Fumiya, 1946.
KUMAGAI, Tomoko. Osanai Kaoru ‘Daiichi no sekai’ ron - sh?ky? shink? to reishugi wo megutte. Engeki gakuron shu Nihon engeki gakkai kiy?. Tokyo, n. 62, p. 51-66, 2016.
LEITER, Samuel L. Historical dictionary of Japanese traditional theatre. Lanham, Maryland: Scarecrow Press, 2006.
MORI, Mitsuya. Introduction: the prelude of modern drama in the Meiji Era (1868-1912) In: RIMER, J. Thomas; MORI, Mitsuya; POULTON, M. Cody (Ed.). The Columbia anthology of modern Japanese drama. Nova York: Columbia University Press, 2014. p. 15-31.
MORINAGA, Maki Isaka. Osanai Kaoru’s Dilemma: “amateurism by professionals” in modern Japanese theatre. TDR (1988-), Cambridge, v. 49, n. 1, p. 119-133, primavera 2005.
OSANAI, Kaoru. Tsukiji Sh?gekij? wa nan no tame ni sonzai suru ka. Engeki Shinch?, Tokyo, v. 1, n. 8, p. 60-63, agosto 1924.
OTTAVIANI, Gioia. “Difference” and “Reflexivity”: Osanai Kaoru and the Shingeki Moviment. Asian Theatre Journal, Honolulu, v. 11, n. 2, p. 203-213, outono 1994.
POULTON, M. Cody. A beggar’s art. Honolulu: University of Hawai’i Press, 2010.
POULTON, M. Cody. The age of “Taisho Drama”. In: RIMER, J. Thomas; MORI, Mitsuya; POULTON, M. Cody (Ed.). The Columbia anthology of modern Japanese drama. Nova York: Columbia University Press, 2014, p. 33-45.
POWELL, Brian. The Tsukiji Sh?gekij? and its company. 1924-1926. Monumenta Nipponica, Tokyo, v. 30, n. 1, p. 69-85, primavera 1975.
RIMER, J. Thomas. The Tsukiji Little Theater and its aftermath. In: RIMER, J. Thomas; MORI, Mitsuya; POULTON, M. Cody (Ed.). The Columbia anthology of modern Japanese drama. Nova York: Columbia University Press, 2014, p. 99-115.
SALZ, Jonah (Ed.). A history of Japanese theatre. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.
TAKAYUKI, Kan. Sixties Theatre. In: SALZ, Jonah (Ed.). A history of Japanese theatre. Cambridge: Cambridge University Press, 2016. p. 289-320.